As especulações transformistas de Darwin no contexto de justificação teórica: 1859-2011

sábado, dezembro 17, 2011

Se alguém na Nomenklatura científica puder me indicar na literatura científica especializada quem/que estabeleceu o fato, Fato, FATO da evolução preconizada pelas especulações transformistas de Darwin (entre 1859 a 2011), eu gostaria muito de saber, pois como pesquisador em História da Ciência, eu ainda não achei.

Aliás, encontrei sim, mais de 99% das pesquisas e artigos científicos lidando com a microevolução, e a maioria cobrindo a macroevolução apenas com cenários e aquilo que Stephen Jay  Gould, evolucionista, ironicamente nomeou de just-so stories (estórias da Carochinha).



Estamos quase em 2012, e isso significa que a humanidade vai ter que esperar mais 8 anos para a apresentação da nova teoria geral da evolução - SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA - que não poderá ser selecionista (pela montanha de evidências contrárias) e deverá incorporar alguns aspectos lamarckistas (Lamarck redivivus???).

Só em 2020? Isso sim que é um exemplo ímpar de estase epistemológica! E como estão sendo feitas as pesquisas evolucionárias? A ciência aborrece o vácuo epistêmico! Pelo menos foi assim que aprendi na universidade. Vai ver não se aplica nas especulações transformistas de Darwin, o homem que teve a maior ideia que toda a humanidade já teve!

Devagar com o andor, pois a sua maior ideia não é assim uma Brastemp no contexto de justificação teórica, apesar do pomposo título do seu Origem das espécies. Hoje, qualquer aluno aplicado de Biologia do ensino médio sabe que você nem explicou a origem das variações, apesar de suas tentativas.

Lamarck redivivus??? Eu queria ver a cara de Darwin...