Joan Roughgarden , bióloga transexual americana, alia biologia evolutiva e fé cristã

quinta-feira, novembro 11, 2010

Em 2006, Joan Roughgarden lançou o livro Evolution and Christian Faith: Reflections of an Evolutionary Biologist em que defende a compatibilidade entre a teoria da evolução e a fé cristã. Roughgarden declarou esta compatibilidade numa conferência em Manaus, AM. [*] Esta posição recente de alguns cientistas evolucionistas não é a posição oficial da Nomenklatura científica de outrora e da atualidade. 

Aqui neste blog eu denuncio há muito tempo que esta é uma estratégia sórdida para cooptar os de subjetividades religiosas bandearem de mala e cuia para o lado de Down. Nada mais falso da parte dessas sereias [eu não pude resistir...]

O exemplo maior de que não existe compatibilidade entre as especulações transformistas de Darwin e os credos de criação dos de subjetividades religiosas é o de St. George Jackson Mivart. Segundo Darwin, Mivart foi um dos seus críticos mais sérios porque cientista, ex-protegé de Thomas Huxley, e que fazia parte do círculo íntimo de Darwin (recomendou Mivart para ser FRS - Fellow of the Royal Society). 

E qual foi o 'pecado' de Mivart? O que aconteceu com ele? Bem, gente, esta é uma controvérsia científica que a Nomenklatura científica nem gosta de abordar porque revela o lado podre de Darwin et caterva (Huxley, Hooker) e o modus operandi dos mandarins de Down em lidarem com os críticos e oponentes da teoria da evolução através da seleção natural.

Depois de criticar anonimamente (era costume da época) as especulações transformistas de Darwin através da seleção natural, Mivart escreveu On the Genesis of Species (1871) [download gratuito aqui. 4.4 MB] criticando o papel da seleção natural na origem das espécies, qual foi a conclusão de Mivart? A seleção natural não era o mecanismo evolucionário responsável pela origem das espécies. As críticas incomodaram tanto a Darwin que escreveu um capítulo à parte rebatendo essas críticas científicas de Mivart. Foi a última edição revista do Origin of Species (1872).

Thomas 'Buldogue de Darwin' Huxley tomou as dores do homem que teve a maior ideia que toda a humanidade já teve e escreveu críticas a Mivart. Huxley, apesar de ter sido quem introduziu Mivart à comunidade científica, não ficou sem resposta do seu ex-protegé:


"Todavia, não foi sem surpresa que eu tomei conhecimento de que o meu pecado imperdoável -- a única grande ofensa que me desqualifica de ser 'um soldado leal da ciência' -- foi minha tentativa de mostrar que não existe antagonismo real entre a revelação cristã e a evolução." -- St. George Jackson Mivart, in Evolution and its Consequences: a reply to Professor Huxley (1872). [**]

E agora? Quem fala a verdade? Mivart de 1872 ou Roughgarden de 2010? Para quem já assistiu ao documentário Expelled, a posição da bióloga transexual fica fragilizada. Eu sei do que estou falando... Sofri isso pessoalmente... Um dia eu conto... Especialmente sobre 'A retórica invisível de Darwin', que não pude abordar... Forças ocultas e nem tão ocultas...

NOTAS:

[*] Americana alia biologia evolutiva e fé cristã, Folha de São Paulo 11/11/10 [Texto completo exclusivo de assinantes da FSP e do UOL]

[**] "It was not however without surprise that I learned that my unpardonable sin -- the one great offense disqualifying me for being 'a loyal soldier of science' -- was my attempt to show that there is no real antagonism between the Christian revelation and evolution." -- St. George Jackson Mivart, in Evolution and its Consequences: a reply to Professor Huxley (1872). [download gratuito aqui. 4.6 MB]