Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin

quarta-feira, setembro 23, 2015

Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.19 no.1 Bauru 2013

Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin

Axiological contributions to science education: cognitive values and Darwin's natural selection

Irinéa de Lourdes Batista I; Lucken Bueno Lucas II

I Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário, Caixa postal 6001. Londrina, PR, Brasil. 86.051-990. irinea@uel.br 

II Doutorando, PECEM, UEL. Londrina, PR, Brasil

RESUMO

Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica – seleção natural – mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.

Palavras-chave: Valor cognitivo. Teoria da Seleção Natural. História da ciência. Filosofia da ciência. Ensino-aprendizagem. Ensino de Biologia.

ABSTRACT

In recent years, many authors have discussed the role of values in scientific activities. When searching for new ways to understand the reasons, processes and results of these activities, considerable relevance is given to the fact that scientific practices should be understood according to their social historical context. Based on the relevance of research committed to the study of the axiological influences on the dynamics of science, the present article discusses the role that the cognitive values may have upon the understanding of a biological theory – natural selection – through an epistemological historical synthesis and other philosophic historical contributions, aiming to investigate the development of a new strategic approach to teaching the evolutionary content in Biology teaching.

Keywords: Cognitive values. Theory of Natural Selection. History of science. Philosophy of science. Teaching-learning. Biology teaching.

FREE PDF GRATIS: SCIELO

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Procurem este blogger no texto e bibliografia deste artigo.