Fé Cristã e pensamento evolucionista: compatíveis???

segunda-feira, junho 04, 2012

Fé Cristã e pensamento evolucionista
 
Atualizações teológico-pastorais a um tema desafiador 



Organizado por dois renomados professores da PUC-Rio: Alfonso García Rubio e Joel Portella Amado, esta obra aborda um tema atual e relevante: a relação entre fé cristã e pensamento evolucionista

A relação entre teologia e ciências naturais continua estremecida. E se revela especialmente sensível quando se procura relacionar a visão científica evolucionista com a fé em um Deus criador. Para enfrentar esse conflito, a reflexão teológica precisa, antes de tudo, escutar com atenção e respeito aquilo que as ciências afirmam sobre o tema da evolução. Os autores deste livro não são cientistas, mas sua abordagem teológica pretende revisar e superar pressupostos sobre o universo, a vida e o ser humano que a teologia utilizou durante séculos como mediação de seu discurso.

Que pretende, pois, esta obra? Primeiramente, reiterar que não precisa haver contradição entre a visão científica evolucionista da vida e do cosmo e a autêntica fé bíblico-cristã. Em segundo lugar, indicar alguns caminhos que a teologia atual já está percorrendo e que mostram ser possível e real a compatibilidade entre ambas as visões.