Discovery Institute Brasil na Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, SP

quarta-feira, abril 05, 2017



O Discovery-Mackenzie é um núcleo de pesquisa interdisciplinar da Universidade Presbiteriana Mackenzie que promove estudos científicos focados em complexidade e informação na busca de evidências que apontem para a ação de processos naturais ou design inteligente na natureza, explorando as implicações dessas descobertas para a relação entre ciência e sociedade, incluindo a fé. Para este fim, o Discovery-Mackenzie coordena ações que fomentem a pesquisa científica e sua divulgação, organiza encontros científicos e cursos de capacitação e produz materiais de divulgação científica e de cunho educacional, mantendo intercâmbio de conhecimento e pessoal com o Discovery Institute – USA e outros centros afiliados.

Evento de Inauguração

Press Release Discovery-Mackenzie 5-6 Maio 2017 | Inauguração do Discovery-Mackenzie

Na sexta a noite, 5 de Maio, as 18h, será inaugurada a sede do Discovery-Mackenzie, que acomodará uma biblioteca, sala de treinamento e workshops, e sala de leitura e escritórios. A inauguração da sede será seguida de uma cerimônia de inauguração (entrada franca para inscritos) iniciada as 19h30 no auditório da Escola Americana.

Nesses eventos, uma delegação de renomados nomes do DI-USA estará presente, entre eles o presidente do Discovery Institute-USA, Steven J. Buri e três de seus principais pesquisadores afiliados: Michel Behe, Douglas Axe e Brian Miller.

Michel Behe é famoso no mundo todo pelo seu Best Seller “A Caixa Preta de Darwin”, livro que lançou as teses do Design Inteligente moderno, mostrando ser a TDI referendada pela bioquímica moderna, catalisando assim uma ampla discussão sobre a viabilidade da Evolução Darwiniana. Douglas Axe se tornou hoje também um dos grandes defensores da TDI por intermédio de seu livro recentemente publicado, outro Best Seller intitulado “Undeniable: How Biology Confirms Our Intuition Life is Designed", sendo também diretor do "Biologic Institute”, um centro de pesquisas associado ao DI-USA. Em seu livro, Douglas Axe argumenta que o DI, à luz da Biologia moderna, é evidente e inquestionável, sendo ainda coincidente com a nossa intuição. Já Brian Miller é Ph.D em Física e dá palestras em todo o mundo sobre o DI e a suas implicações para a visão de mundo cristã.

Na cerimônia, que contará com a participação e palavras de várias autoridades e diretores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente – TDI BRASIL, além de várias outras autoridades, serão apresentados os objetivos do Discovery-Mackenzie, suas metas e relevância no debate hoje reaquecido entre fé e ciência. Na noite de sexta, Michel Behe e Douglas Axe também proferirão palestras referentes ao tema fé e ciência.

No sábado, dia 6, um curso intensivo de treinamento em Design Inteligente será oferecido para convidados, e conjuntamente pelos pesquisadores do DI-USA e Discovery-Mackenzie, com o objetivo de treinar professores e palestrantes sobre os princípios gerais do Design Inteligente e sua viabilidade frente à evolução Darwiniana.

Convidados

Douglas Axe
É o autor do Livro Undeniable: How Biology Confirms Our Intuition Life is Designed e Diretor do "Biologic Institute", um centro de pesquisas patrocinado pelo Centro de Ciência e Cultura do Discovery Institute (DI-USA). Axe se formou doutor na Caltech e foi pós-doc e pesquisador na Inglaterra na Universidade de Cambridge, no Cambridge Medical Research Council Centre e no Instituto Babraham em Cambridge. Suas pesquisas se valem de experimentos e simulações computacionais para examinar os restrições funcionais e estruturais da Evolução de proteínas e sistemas proteicos.

Michael J. Behe
É Professor de Ciências Biológicas na Lehigh University, Pensilvânia - USA e um Membro Senior do DI-USA. Ele se formou doutor em Bioquímica pela Universidade da Pensilvânia. Seu livro "A Caixa Preta de Darwin: O Desafio Bioquímico para a Evolução" ajudou a inspirar o movimento moderno do Design Inteligente na Biologia e foi eleito pela National Review como um dos 100 mais importantes livros de não-ficção do século 20. Behe escreveu acerca de sua defesa do DI no The New York Times e tem dado palestras sobre DI ao redor do mundo em várias universidades.

Steven J. Buri
É o presidente do DI-USA, o elo intelectual do movimento moderno do Design Inteligente, sendo também um centro de pesquisas em áreas como a tecnologia, educação, bioética, e liberdade econômica. Buri foi também Diretor Executivo do Stewardship Partners, uma organização americana de livre mercado e fez parte também da equipe do senador americano Slade Gorton. Ele também foi prefeito da cidade de Newcastle perto de Seatle-USA. Em 2010, foi escolhido pelo American Council of Young Political Leaders para participar de uma delegação de políticos americanos ao Nepal.

Brian Miller
É coordenador de pesquisas do DI-USA. Ele tem doutorado em Física pela Duke University, e tem proferido palestras ao redor do mundo em universidades em tópicos como o DI e a visão de mundo cristã. Ele tem sido também consultor de igrejas, organizações e empresas em desenvolvimento estratégico e organizacional, e tem sido também consultor do Aslan Guild, um guia start-up para inventores, guia esse que se dedica a trazer inovação para o mercado de trabalho.


Programação

Local: Auditório da Escola Americana – Mackenzie São Paulo

Sexta 05 de Maio

18h - Inauguração do escritório Discovery-Mackenzie.

19h30 - Cerimônia de Abertura do Evento - Participação da Reitoria da UPM, Chancelaria, Presidência do IPM e Presidente do Discovery Institute – USA, Steven J. Buri, e demais autoridades convidadas.

20h15 - Apresentação do DI - Mackenzie. Planos e metas: Marcos N. Eberlin Presidente da TDI BRASIL.

20h30 - Palestra de Abertura 1- Michael Behe - "Celebrando os 20 anos da Complexidade Irredutível: O primeiro grande pilar da Teoria do Design Inteligente".

21h00 - Palestra de Abertura 2 - Douglas Axe - "Irrefutável: Como a bioquímica confirma a nossa intuição de que fomos planejados".

21h30 - Palavra de Encerramento.

Sábado 06 de Maio

9h – 17h - Curso para convidados sobre a Teoria do Design Inteligente:

O curso será ministrado pelos pioneiros e grandes nomes da TDI nos USA e no Brasil – entre eles Steven J. Buri (presidente do DI-USA), Michel Behe (autor do best-seller A Caixa preta de Darwin), Douglas Axe (autor do best-seller Undeniable) e Brian Miller (coordenador do Center for Science and Culture do DI-USA), Marcos N. Eberlin (presidente executivo da TDI-BRASIL) e Enézio Almeida Filho (presidente emérito da TDI-BRASIL). Terá como objetivo expor de forma correta e precisa os principais postulados da Teoria do Design Inteligente e assim treinar professores, palestrantes e líderes para se pronunciar, proferir palestras e aulas sobre a TDI.


Núcleo de Pesquisa Mackenzie em Ciência, Fé e Sociedade
Auditório da Escola Americana – Mackenzie São Paulo
Rua da Consolação 930, São Paulo, SP 01302-907