Visões nubladas
Com formação precária, jovens brasileiros recorrem à bagagem cultural e religiosa para explicar a evolução dos seres vivos, aponta tese
FABRÍCIO MARQUES | ED. 236 | OUTUBRO 2015
Exposição permanente Do macaco ao homem, no Catavento Cultural, em São Paulo: conhecimento sobre evolução fora da escola
Um estudo que comparou o nível de conhecimento científico de alunos no Brasil e na Itália traz um panorama revelador sobre problemas no ensino da teoria da evolução e seu impacto na formação dos jovens brasileiros. O levantamento sugere que a precária formação científica dos estudantes de ensino médio do país os leva a recorrer a sua bagagem cultural e religiosa para explicar a evolução dos seres vivos e a origem da espécie humana, algo que não se observa entre os italianos, que recebem uma educação científica mais sólida. O estudo envolveu as equipes de Nélio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), e de Giuseppe Pelegrini, docente da Universidade de Pádua, na Itália, e baseou-se na aplicação de um questionário padronizado respondido por estudantes de 15 anos de idade dos dois países. No Brasil, 2.404 alunos de 78 colégios públicos e privados de todos os estados brasileiros participaram do levantamento, sorteados aleatoriamente a partir de um plano com rigor estatístico, compondo uma amostra de representação nacional e regional. Os resultados foram publicados na tese de doutorado de Graciela da Silva Oliveira, professora da Universidade Federal do Mato Grosso, que foi defendida em agosto no programa de pós-graduação da FE-USP sob orientação de Bizzo.
O estudo mostra que há uma diferença clara na postura dos estudantes dos dois países frente a conceitos da teoria da evolução. Na Itália, um país de forte tradição católica, concepções de mundo científicas e religiosas coexistem no repertório dos estudantes e só eventualmente entram em conflito, com alguns exemplos de alunos que rejeitam a abordagem científica sobre a origem dos seres humanos e das espécies. Eles, porém, exibem familiaridade com conhecimentos científicos e, se os rejeitam, isso não pode ser explicado por falta de entendimento. Já no Brasil, a realidade é distinta. Falta à maioria dos jovens domínio sobre os conceitos. Por isso, muitos alunos responderam que “não sabem” quando foram indagados se eram falsas ou verdadeiras afirmações como a existência de parentesco entre o ser humano e os outros primatas. “Eles consideram válidas percepções de compreensão mais simples, como a de que os seres vivos mudam ao longo do tempo e que a evolução biológica acontece na natureza, mas se confundem com temas relacionados à ancestralidade comum e à origem humana”, diz Graciela.
A principal explicação para o desempenho distante dos dois países tem relação com a educação científica. “Na Itália, as primeiras noções sobre a teoria evolutiva são mostradas aos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental e se sofisticam no conteúdo das aulas ao longo da trajetória escolar”, afirma Bizzo. “Desde os 9 anos de idade as crianças italianas estudam a origem do Homo sapiens, e isso tanto nas aulas de ciências como nas de história.” No mês passado, o Ministério da Educação lançou uma proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNC) para o ensino básico do Brasil que será discutida nos próximos meses. “Essa proposta inclui no currículo do 6º ano do ensino fundamental a história evolutiva das espécies. É um avanço. Falta no currículo brasileiro a história da vida na Terra. Se, por exemplo, a paleontologia estivesse presente no currículo de ciências, a dificuldade dos estudantes seria menor”, afirma Bizzo, que coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (Edevo-Darwin), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa da USP, dentro do qual o levantamento binacional foi feito. O trabalho será complementado com estudos comparativos feitos com estudantes das ilhas Galápagos, no Pacífico, cuja observação inspirou Charles Darwin a formular a teoria da evolução. Os dados da equipe equatoriana farão parte de uma dissertação de mestrado, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso), e estão sendo analisados por Adrián Soria, sob orientação do professor Nicolás Cuvi. O processamento de dados, realizado na USP, revelou que a realidade dos jovens que vivem nas ilhas Galápagos, e que têm contato diário com a realidade que influenciou Darwin, está mais próxima daquela dos jovens brasileiros do que da dos italianos.
Para além dos atritos entre o criacionismo, crença que atribui a criação dos seres vivos e da humanidade a um agente sobrenatural, e a teoria de Darwin, que propõe ancestralidade comum entre seres vivos e sua evolução por seleção natural, existe uma dificuldade de compreensão de conceitos complexos que é agravada pela formação escolar deficiente. “É comum que os alunos criem concepções distorcidas. Muitos acham que as espécies evoluíram de forma rápida e que, de uma geração para outra, surgiram mudanças significativas”, comenta Marcelo Motokane, professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, especialista no ensino de biologia. “Também têm dificuldade em compreender que as mudanças acontecem em nível populacional e não conseguem conceber escalas de tempo tão diferentes das que estão acostumados a lidar”, explica.
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PDF aqui: Revista FAPESP
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NOTA DESTE BLOGGER:
Um artigo da revista FAPESP sobre a tese de doutoramento de Graciela da Silva Oliveira, professora da Universidade Federal do Mato Grosso para serem lidos cum grano salis, pois atribui-se aos alunos e suas subjetividades religiosas essas visões nubladas sobre o fato, Fato, FATO da evolução biológica, quando o que temos denunciado neste blog é o ensino da teoria da evolução de forma ideologizada, desatualizado e em flagrante descompasso com a verdade das evidências discutidas nas publicações científicas.
Visões nubladas ou ensino ideologizado da teoria da evolução que não se sustenta em um confronto sobre as dificuldades fundamentais trazidas pelo rigor do contexto de justificação teórica?
Darwin 1 (1859), Darwin 2 (1930-1940) não explicaram a origem das espécies pela seleção natural e n mecanismos evolucionários de A a Z (vai que um falhe...), e agora Darwin 3 (Agosto de 2015) - a Síntese Evolutiva Ampliada ou Estendida, que não é selecionista, mas incorporou aspectos neolamarckistas, já epistemicamente natimorta, pois deixou de fora a informação, e a Biologia dos Séculos 20 e 21 é uma ciência de informação.
Deixaram a informação propositalmente de fora porque a teoria do Design Inteligente é uma teoria de informação???
Visões nubladas ou ensino ideologizado da teoria da evolução que não se sustenta em um confronto sobre as dificuldades fundamentais trazidas pelo rigor do contexto de justificação teórica?
Darwin 1 (1859), Darwin 2 (1930-1940) não explicaram a origem das espécies pela seleção natural e n mecanismos evolucionários de A a Z (vai que um falhe...), e agora Darwin 3 (Agosto de 2015) - a Síntese Evolutiva Ampliada ou Estendida, que não é selecionista, mas incorporou aspectos neolamarckistas, já epistemicamente natimorta, pois deixou de fora a informação, e a Biologia dos Séculos 20 e 21 é uma ciência de informação.
Deixaram a informação propositalmente de fora porque a teoria do Design Inteligente é uma teoria de informação???