Evolução e Design Inteligente em vídeogame

sexta-feira, maio 23, 2008

Sobre o SPORE

A Próxima Evolução no Mundo dos Jogos Está Chegando!

SPORE conduz o jogador através de uma jornada épica, da origem e evolução da vida até o desenvolvimento de civilizações e tecnologias que, eventualmente, o levarão até os confins do espaço.

Esta odisséia tem início nos primórdios da vida, onde o jogador assume a forma de um simples micróbio lutando para sobreviver. Deste ponto em diante, os diversos editores intuitivos do jogo irão ajudá-lo a seguir o caminho da evolução e, de forma divertida, transformar sua criatura de um ser microscópico em uma raça inteligente, capaz de usar ferramentas. O jogador deverá então guiar sua espécie à medida que ela constrói, e ele projeta, vilas, edifícios, cidades e veículos. Durante sua trajetória até se tornar uma civilização global, a espécie depende do jogador para decidir sobre qual caminho seguir, entre a caça e a coleta, entre a força e o diálogo, entre a paz e a guerra!

Toda a ação do jogo acontece em um mundo enorme e ricamente povoado por criaturas evoluídas por outros jogadores e compartilhadas através dos servidores centrais de SPORE. No momento certo, o jogador poderá embarcar sua criatura em um disco voador, onde ela esquecerá de seu passado unicelular e se lançará no espaço em uma grande viagem repleta de descobertas, criação de planetas ou destruição de civilizações! Durante esta viagem através de um universo virtualmente sem limites e formado por mundos únicos, a Sporepedia pessoal do jogador é atualizada, registrando todas as raças e planetas que encontrou durante sua exploração.

Assuma o controle

O jogador deve assumir o controle total sobre o destino de sua criatura e guiá-la através de seis fases evolucionárias distintas: • Fase da Poça: Sua criatura deve enfrentar outros seres e consumi-los para ajustar sua forma e suas habilidades. É a sobrevivência do melhor adaptado aplicada ao nível mais microscópico. • Fase de Criatura: Hora de se aventurar em terra seca. O jogador deve ajudar sua criatura a aprender e a evoluir, fazendo incursões cada vez mais distantes da segurança de sua toca. Carnívoro ou Herbívoro? Social ou Independente? A escolha pode influenciar o futuro de toda uma espécie. • Fase da Tribo: Ao invés de uma única criatura, agora o jogador controla toda uma tribo formada por membros de uma mesma linhagem genética. Com a habilidade de usar ferramentas, as novas interações permitem muitas possibilidades evolutivas para sua existência. • Fase da Cidade: Neste ponto do processo evolutivo, uma nova era dourada para a raça criada pelo jogador tem início, com a o desenvolvimento de tecnologia, arquitetura e infra-estrutura da cidade. • Fase de Civilização: Uma vez que a cidade tenha sido estabelecida, a raça do jogador começa a procurar e a interagir com outras culturas. E ele pode influenciar estas relações fazendo com que os contatos aconteçam com um aperto de mão ou na ponta de uma espada. De uma forma ou de outra, o objetivo desta fase evolutiva é unificar o planeta. • Fase do Espaço: Chegou a hora de conhecer outros mundos no mesmo sistema solar. O jogador deve guiar sua espécie à medida que ela estabelece contato com outras espécies, estabelece colônias ou transforma planetas inteiros para que se ajustem à suas necessidades de sobrevivência, antes de se aventurar no desconhecido em busca de outros sistemas solares espalhados através de uma galáxia magnificamente renderizada. Uma estrutura de “missões” irá gerar novos caminhos e objetivos para guiá-lo através de sua viagem pelo universo.

Ferramentas de criação

Um conjunto de ferramentas de criação simples, flexíveis e intuitivas irão permitir que o jogador utilize toda a sua criatividade e imaginação. Nunca foi tão fácil e divertido criar todo um universo de criaturas, plantas, edifícios, veículos e planetas. Uma variedade praticamente infinita de possibilidades é apenas o começo.

Compartilhamento

O mundo que o jogador irá explorar é povoado por criaturas, plantas, edifícios e veículos desenvolvidos por outros jogadores e baixados a partir de um banco de dados central. O próprio servidor escolhe quais as criaturas e civilizações que melhor se adaptam ao mundo do jogador, seu nível de experiência e o nível de habilidade de sua espécie. Por outro lado, a espécie do jogador é então enviada para o servidor para ser baixada e fazer parte do mundo de outros jogadores.

Decisões do jogador

Graças ao uso de animações baseadas em processos, as criaturas e o veículos desenvolvidos pelo jogador irão se mover de acordo com seu processo de criação. Seu comportamento e suas interações serão baseados nos dados que o jogador usou durante sua criação e de acordo com os encontros durante o jogo. Isto significa que não existem caminhos pré-determinados a serem seguidos. O jogo evolui de acordo com as decisões do jogador.

Sporepedia

Caso o jogador fique curioso e queira saber mais sobre a criação e o processo evolutivo de uma determinada criatura que encontrou pelo caminho, ele só precisa consultar a Sporepedia. Contendo informações sobre a origem de todas as criaturas encontradas no jogo, a Sporepedia é outra forma de explorar o universo de expressão criativa sem limites que é SPORE.