Recebi um e-mail de um darwinista esclarecendo sobre o apodo “Anta do Enézio” na busca do Google y otras cositas mais.
De: XYZ@hotmail.com
Enviada em: quarta-feira, 22 de agosto de 2007 02:08
Para: neddy@uol.com.br
Assunto: I Jornada em Defesa do Pensamento Científico
Prezado, Enézio Almeida Filho,
Antes de mais nada, obrigado pelo interesse em nosso evento.
Gostaria de esclarecer alguns pontos:
1) Não me refiro a V. Sra. como Jeguézio e nem faço buscas com esse termo. Há os que se referem a V. Sra. como Asnésio, mas não faço parte desse grupo. (Poderá verificar que o IP se refere a uma unidade USP na qual não estudo. Seguramente não é do IX.)
Nota do blogger: eu não me importo com esses apodos. Falem mal, mas falem de mim, e especialmente do DI, é o meu mote. Como dizia o saudoso presidente do meu Corinthians, Vicente Matheus, “Quem está na chuva é pra se queimar.”
2) Ninguém disse que o I JeDEPEC tem a chancela da USP, o que se anunciou, e é verdade, é que a disciplina de Metodologia Científica do curso de Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências da USP (além da SBCR) promove o evento: o docente responsável pela disciplina faz parte da comissão organizadora. Ter chancela da universidade ou do instituto é coisa diferente. (De todo modo, temos autorização da direção do IGc para realizar o evento nas dependências do Instituto. Não poderia ser de outro modo.)
Nota do blogger: Mencionei a USP no meu blog porque a universidade foi assim destacada subliminarmente no JC E-Mail.
3) Quanto ao NBDI não sei. Mas *já* houve pelo menos um evento criacionista na USP.
Nota deste blogger: Nós do NBDI esperamos que haja abertura sim. Quanto ao evento criacionista, a galera dos meninos e meninas de Darwin, mal-educadamente panfletaram contra o Design Inteligente em flagrante desrespeito ao ponto 6 c. Falta de educação com o palestrante e a idéia contraditória exposta, afinal de contas, a palestra nem era sobre a teoria do Design Inteligente. Este comportamento bárbaro lembra muito a Krystalnacht da Alemanha nazista, e não sói bem ocorrer na universidade — lugar de debate das idéias, especialmente as idéias contrárias ao consenso acadêmico.A História da Ciência tem demonstrado que o consenso acadêmico em muitas ocasiões estava errado no contexto de justificação teórica.
4) O evento não tem caráter ateu, nem ateísta. A SBCR também não tem tal caráter (Dr. Sabbatini, por exemplo, é agnóstico).
Nota deste blogger: Para ser coerente no seu agnosticismo, o Dr. Sabbatini deveria permanecer em silêncio sobre muitos assuntos que pontifica na mídia há muitos anos. O agnosticismo é uma rejeição subjetiva elegante de Deus, mas é uma rejeição consciente em nada diferindo do ateísmo militante.
5) Não consta *ainda* na página do IGc. O pedido para inclusão na programação do instituto já foi encaminhado. Repare que a página não está atualizada de todo modo (os eventos mostrados são de junho).
6) Que eu saiba não há objeção nenhuma quanto à sua presença.
Nota deste blogger: A objeção não é quanto à minha presença neste evento, mas de um possível doutorado na USP. O nome disso é “caça às bruxas”.
Qualquer pessoa cordata poderá participar respeitando-se as seguintes condições:
Nota deste blogger: Embora eu seja irônico e incisivo literariamente no meu blog, eu sou uma pessoa cordata e educada. XYZ, será um prazer conhecê-lo neste evento, e aos demais palestrantes.
a) Haver vaga (na presente data ainda há bastante);
b) Fazer sua inscrição;
b1) Recolher a taxa de inscrição e enviar cópia do comprovante até a data do evento (desnecessário para os grupos isentos determinados pela Comissão Organizadora);
c) Estar em conformidade com as leis locais (incluindo normas internas da universidade) e federais (incluindo os tratados internacionais de que o país seja signatário).
Cordialmente,
XYZ