Os perigos da não confirmação empírica para a ciência qua ciência!!!

quinta-feira, setembro 08, 2016

The dangers of non-empirical confirmation

Carlo Rovelli

CPT, Aix-Marseille Universit´e, Universit´e de Toulon, CNRS, F-13288 Marseille, France.

(Dated: September 8, 2016)



In the book “String Theory and the Scientific Method” [1], Richard Dawid describes a few of the many non-empirical arguments that motivate theoretical physicists’ confidence in a theory, taking string theory as case study. I argue that excessive reliance on non-empirical evidence compromises the reliability of science, and that precisely the case of string theory well illustrates this danger.

Contribution to the meeting “Why Trust a Theory? Reconsidering Scientific Methodology in Light of Modern Physics,” Munich, Dec. 7-9, 2015.

FREE PDF GRATIS: arXiv

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Não é somente a teoria das cordas que tem este tratamento diferenciado na comunidade científica. A teoria da evolução de Darwin através da seleção natural e n mecanismos evolucionários de A a Z (vai que um falhe...) também recebe esse tratamento de algumas teorias serem mais iguais do que as outras...

Isso me fez lembrar o diálogo dos alunos de graduação em Genética na USP com o Theodosius Dobzhansky que, ao não encontrarem nas evidências o suporte teórico, ele teria dito: "Evidências? Ora, que se danem as evidências, o que vale é a teoria". Os alunos de Dobzhansky sobreviventes, se recusam confirmar ou falar a respeito do assunto!!!

Fui, nem sei por que, como o Gato de Cheshire, rindo da cara de certos cientistas da Nomenklatura científica e da Galera dos meninos e meninas de Darwin que, pedem o rigor da aplicação do contexto de justificação teórica para outras teorias, mas quando a questão é Darwin, fogem disso como o Diabo foge da Cruz.