Três grupos diferentes de Design Inteligente

terça-feira, janeiro 21, 2020

TRÊS GRUPOS DIFERENTES DE DESIGN INTELIGENTE:

VISÃO ESTREITA - esta é a ciência do Design Inteligente tipificada por Michael Behe, William Dembski, outros teóricos, proponentes e defensores, tendo a Informação Complexa Especificada e a Complexidade Irredutível como SINAIS DE INTELIGÊNCIA empiricamente detectados na natureza.

VISÃO AMPLA – essa visão contempla o Design Inteligente aplicado a muitas coisas além da biologia. Ela procura reexaminar uma infinidade de assuntos e como a agência inteligente pode encontrar um lugar normativo.

MOVIMENTO DO DI - este é um grupo grande de ideias/movimentos anteriormente privados de direitos que buscam um retorno usando uma abordagem mais baseada na ciência. 

OBSERVAÇÃO: Como um dos precursores do Design Inteligente no Brasil em 1998, eu me considero membro dos três grupos. Todavia, às vezes nós precisamos ser mais claros sobre qual grupo estamos falando. Nas minhas palestras e postagens neste blog, eu me atenho estritamente à VISÃO ESTREITA do DI. 

De qualquer forma, o MOVIMENTO DO DI poderá sobreviver à morte das VISÕES ESTREITA e AMPLA do DI, pois não depende de nenhum ponto de vista específico. As duas visões têm um conteúdo científico muito mais específico e podem ser potencialmente falseadas.

Enézio E. de Almeida Filho