Como escrever um artigo de primeira classe em Biologia

sexta-feira, março 02, 2018

Como escrever um artigo de primeira classe em Biologia


1 de março de 2018, 2:32 PM

Como uma “Career Feature” [Aspecto de Carreira] a publicação científica Nature oferece conselho sobre “How to write a first-class paper” [Como escrever um artigo de primeira classe]. Um painel de seis cientistas e escritores científicos para opinar, com bons indicadores inclusive “Keep your message clear” [Mantenha sua mensagem clara] “State your case with confidence” [Declare seu caso com confiança], “Prune that purple prose” [Pode aquela prosa floreada], “Aim for a wide audience” [Tenha em mente uma ampla audiência], etc.
Sem discussão até aqui. Mas e se você quiser escrever, especificamente, um artigo de Biologia e — eis a chave — ter certeza que ele será publicado? Não existem requisitos especiais que entram em jogo? Você pode apostar que eles existem.
Eis como garantir a publicação de seu artigo de pesquisa científica em um jornal científico de Biologia:
  1. Introdução: Comece afirmando confiantemente que a evolução é verdade.
  2. Métodos e Resultados: Se (como frequentemente ocorre) alguns de seus resultados são inconsistentes com a teoria da evolução, descreva-os na linguagem técnica mais obscura disponível.
  3. Discussão: Faça alguns palpites inteligentes sobre como seus dados parecem ser inconsistentes com a teoria da evolução. Se isso não funcionar, afirme que seus dados expandem e enriquecem nosso entendimento da evolução. (Opcional: Coloque um comentário depreciativo sobre a teoria do Design Inteligente.)
  4. Conclusão: A evolução é verdade.
Simples, certo? Não tem de que. Agora, mãos à obra!
Crédito da foto: fancycrave1, via Pixabay.