Universidade Presbiteriana Mackenzie lança novo centro sobre o Design Inteligente

quarta-feira, maio 03, 2017

Universidade Mackenzie do Brasil vai lançar novo centro sobre Design Inteligente

Evolution News | @DiscoveryCSC

2 de maio de 2017, 11:28 AM


Esta semana, uma das mais prestigiadas universidades privadas do Brasil vai lançar um centro acadêmico sobre Design Inteligente em conjunto com o Discovery Institute.

Nesta sexta-feira e sábado vindouros, 5-6 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo vai inaugurar o Discovery Institute-Mackenzie, um centro de pesquisa interdisciplinar da universidade que promoverá pesquisa científica dentro do design inteligente na natureza, bem como explorar a relação entre a ciência e a cultura, incluindo a relação entre a ciência e a fé.

“Isto é um marco histórico no debate sobre as origens, e testifica para a crescente influência no mundo inteiro tanto do design inteligente e o Discovery Institute,” disse Steve Buri, presidente do Discovery Institute.

Buri assistirá as festividades de inauguração para o novo centro juntamente com o professor de Bioquímica da Universidade Lehigh (e membro sênior do CSC) Michael Behe; o biólogo molecular e diretor do Biologic Institute, Douglas Axe; o físico e coordenador de pesquisa do CSC, Brian Miller. Uma recepção e encontro sexta-feira à noite serão seguidos de uma conferência sobre o Design Inteligente durante o sábado com apresentações de Behe, Axe, e Miller, além de cientistas brasileiros.

Discovery Institute-Mackenzie é um projeto conjunto da Universidade Mackenzie e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente, que é dirigido pelo químico pesquisador Dr. Marcos Eberlin. Um membro da Academia Brasileira de Ciências, o Dr. Eberlin é um dos cientistas mais renomados no Brasil. Autor de mais de 700 artigos científicos, ele dirige pesquisas no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas que ele fundou na Universidade de Campinas, onde ele tem sido professor de Química no Instituto de Química. Durante sua carreira, ele tem supervisionado pessoalmente cerca de cientistas doutorandos e pós-doutorandos na área de química.

“Tem havido um crescimento fenomenal no design inteligente entre os jovens cientistas no Brasil”, disse Eberlin. “Com o lançamento do Discovery Institute-Mackenzie, o Brasil está preparado para fazer uma contribuição significante para o debate do design inteligente, não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo”.

John West, Diretor Associado do CSC destacou que o Discovery Institute-Mackenzie é o resultado de vários anos de discussões com a liderança e corpo docente da Universidade Mackenzie, culminando em um acordo oficial de cooperação assinado ano passado.

Com mais de 40.000 alunos universitários e de pós-graduação, o Mackenzie é uma das mais velhas e mais respeitadas universidades no Brasil. Foi a primeira instituição educacional no Brasil a ser coeducacional, e desde o começo acolhe estudantes de todas as classes sociais, raças, e formações religiosas. O Mackenzie até ajudou introduzir o futebol no Brasil.

Discovery Institute-Mackenzie irá financiar pesquisa científica e acadêmica, realizar conferências, produzir programas de televisão e vídeos, publicar livros, e criar materiais educacionais.

“A Universidade Mackenzie fornece uma plataforma estratégica para alcançar mais de 200 milhões de pessoas no Brasil”, disse West. “Mas, mais do que isso, ela pode fornecer um modelo para outras instituições acadêmicas ao redor do mundo sobre como uma perspectiva de design inteligente pode encorajar pesquisa científica de primeira classe, bem como modelar uma relação construtiva entre a ciência e a cultura.”

Foto: Visão aérea de parte do campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, de charlesblack (trabalho próprio) [CC BY-SA 1.0], via Wikimedia Commons.