Francisco Salzano e Sergio Pena: Dobzhansky, quem diria, um evolucionista teísta, oops criacionista!!!

quinta-feira, abril 19, 2012

Recentemente, Francisco Salzano, Sergio Pena e outros cientistas, enviaram uma carta ao presidente da Academia Brasileira de Ciências, expressando sua preocupação com a "popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico, fundamentadas no criacionismo, também chamado como 'design inteligente". Além disso, esses signatários se sentiram "afrontados pela divulgação de conceitos sem fundamentação científica por pesquisadores de reconhecido saber em outras áreas da Ciência".

Já respondemos a essa tentativa canhestra de silenciar vozes dissidentes na Academia Brasileira de Ciências questionando cientificamente a robustez das teorias da origem e evolução do universo e da vida no contexto de justificação teórica, e defendendo a plausibilidade científica da teoria do Design Inteligente.


Nem sei por que Theodor Dobzhansky me veio à mente. Eu me lembrei de sua famosa frase, que virou mantra darwinista:

"Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução".
Com isso, os darwinistas ortodoxos fundamentalistas querem dizer que o fundamento da biologia é a teoria da evolução. Esta frase é usada ad nauseam pelos darwinistas.

Eu vou destacar novamente esta declaração dobzhanskyana feita numa palestra para professores de ciência, e publicada no American Biology Teacher, 1973 [1 MB PDF].
Agora vem a parte que os discípulos de Darwin omitem intencionalmente ou por desconhecerem a palestra de Dobzhansky na sua totalidade. Sua palestra é um exemplo maior de "acomodacionismo". Por exemplo, Dobzhansky confessa diante de uma plateia de professores de ciência:

"Eu sou um criacionista e evolucionista. [SIC ULTRA PLUS 1] A evolução é o método de criação de Deus, ou o método de criação da Natureza. A Criação não é um evento que aconteceu em 4004 AC; é um processo que começou alguns 10 bilhões de anos atrás e ainda está funcionando".
...

A doutrina evolucionária [SIC ULTRA PLUS 2] entra em choque com a fé religiosa? Não entra em choque. É um crasso erro confundir as Sagradas Escrituras como se fossem livros didáticos elementares de astronomia, geologia, biologia e antropologia. Somente se os símbolos forem construídos para significar aquilo que eles não foram destinados a significaria surgir conflitos imaginários e insolúveis. … o crasso erro resulta em blasfêmia: o Criador é acusado de engano sistemático". Theodosius Dobzhansky, in “Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution” (1973).

Rapaz, Dobzhansky, o garoto propaganda de a evolução ser a pedra angular da biologia, era evolucionista teísta. Traduzindo em miúdos:


Dobzhansky era criacionista!!!

Eu, se fosse o Francisco Salzano, o Sergio Pena e os demais signatários daquela carta "cala boca" enviada ao presidente 
da Associação Brasileira Ciências, e a Galera dos meninos e meninas de Darwin, enfiava a minha viola no saco e não usaria mais o "mantra dobzhanskyano", pois ao propor o "acomodacionismo" da evolução e a fé, ele estava promovendo "popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico, fundamentadas no criacionismo"...

Fui, nem sei por que, rindo, feliz da vida por Dobzhansky...