O que é o Design Inteligente e como deveria ser defendido.

domingo, abril 17, 2022

O que é o Design Inteligente e como nós deveríamos defendê-lo.

Casey Luskin

3 de dezembro de 2021, 1:55 PM


Nota do editor: Este artigo é um trecho de um capítulo do livro recém-lançado The Comprehensive Guide to Science and Faith: Exploring the Ultimate Questions About Life and the Cosmos.

A objeção mais comum ao DI é que não é ciência, mas religião. Para entender porque essa objeção é falha, devemos primeiro avaliar como os teóricos do DI defendem o design.


O design inteligente é uma teoria científica que sustenta que muitas características do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por uma causa inteligente, em vez de um processo não direcionado como a seleção natural. O DI visa discriminar entre objetos gerados por mecanismos materiais e aqueles causados pela inteligência.


Estudando agentes humanos

Os teóricos do DI começam observando como os agentes inteligentes agem quando projetam coisas. Ao estudar os agentes inteligentes humanos, aprendemos que quando os agentes inteligentes agem, eles geram altos níveis de informação. O tipo de informação que indica o design intencional é geralmente chamado de complexidade especificada ou informação complexa especificada (ICE para abreviar). Vamos discutir brevemente este termo.

A grosso modo, algo é complexo se for improvável. Mas a complexidade ou a improbabilidade por si só não é suficiente para inferir o design intencional. Para ver por que, imagine que você ganhe uma mão de cinco cartas para um jogo de pôquer. Seja qual for a mão que você receber, será muito improvável. Mesmo se você conseguir uma boa mão, como um sequência de cinco cartas do mesmo naipe ou um royal flush, você não vai necessariamente dizer: “Ah! O baralho estava com as cartas marcadas.” Por quê? Porque coisas improváveis acontecem o tempo todo. Não inferimos design intencional simplesmente porque algo é improvável. Precisamos de mais – de acordo com o teórico do DI William Dembski, isso é especificação. Algo é especificado se corresponder a um padrão independente.

Para entender a especificação, imagine que você é um turista visitando as montanhas da América do Norte. Primeiro, você se depara com o Monte Rainier, um enorme vulcão adormecido no noroeste do Pacífico. Esta montanha é incomparável; de fato, se todas as combinações possíveis de rochas, picos, cordilheiras, ravinas, rachaduras e penhascos forem consideradas, sua forma exata é extremamente improvável e complexa. Mas você não infere design intencional simplesmente porque o Monte Rainier tem uma forma complexa. Por quê? Porque você pode facilmente explicar sua forma através dos processos naturais de erosão, elevação, aquecimento, resfriamento, congelamento, degelo, intemperismo, etc. Não existe um padrão especial e independente para a forma do Monte Rainier. Sua complexidade por si só não é suficiente para inferir design intencional.

Agora você visita uma montanha diferente – o Monte Rushmore em Dakota do Sul. Esta montanha também tem uma forma muito improvável, mas sua forma é especial. Combina com um padrão – os rostos de quatro presidentes famosos. Com o Monte Rushmore, você não observa apenas a complexidade; você também encontra especificação. Assim, você inferiria que sua forma tem design intencional (Figura 1).


Figura 1. Qual dessas duas montanhas tem uma forma que nos permite detectar o design intencional? O Monte Rainier (esquerda) tem uma forma improvável (complexa), mas não é especificada, então não detectamos design intencional. Em contraste, o Monte Rushmore (à direita) tem uma forma complexa e especificada, então detectamos o design intencional. 

Créditos: Monte Rainier: Casey Luskin. Monte Rushmore: Dean Franklin, CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0), via Wikimedia Commons.


Usando o método científico


Além disso, podemos ver que o DI é ciência e não religião porque o DI usa o método científico para fazer suas afirmações. O método científico é comumente descrito como um processo de quatro etapas envolvendo observação, hipótese, experimento e conclusão. O DI usa este método preciso:

Observações: Os teóricos do DI começam observando que os agentes inteligentes produzem altos níveis de ICE.

- Hipótese: Os teóricos do DI levantam a hipótese de que, se um objeto natural tiver design intencional, ele conterá alto ICE.

Experimento: Os cientistas realizam testes experimentais em objetos naturais para determinar se eles contêm alto ICE. Por exemplo, testes de sensibilidade mutacional mostram que as enzimas são ricas em ICE: elas contêm ordenações altamente improváveis de aminoácidos que correspondem a um padrão de sequência preciso necessário para a funcionar. 1 Outra forma facilmente testável de ICE é a complexidade irredutível, em que um sistema requer um certo conjunto central de partes interativas para funcionar. Experimentos de nocaute genético mostram que algumas máquinas moleculares são irredutivelmente complexas. 2

Conclusão: Quando pesquisadores de DI encontram alto ICE em DNA, proteínas e máquinas moleculares, eles concluem que tais estruturas têm design intencional.


Muito mais amplo que a biologia


Ao contrário das concepções populares, no entanto, o DI é muito mais amplo do que a biologia. As leis da física e da química mostram evidências de design porque são afinadas para permitir que a vida exista (veja os capítulos 20, 21, 22, 23 para detalhes). As leis universais são complexas na medida em que exibem configurações improváveis - os cosmólogos calcularam que nosso universo é incrivelmente ajustado para a vida em menos de uma parte em 1010^123. 3 (Isso é 1 em 10 elevado ao expoente de 1010^123; nem temos palavras ou analogias para transmitir números tão pequenos!) No entanto, essas leis são especificadas porque correspondem a uma faixa extremamente estreita de valores e configurações necessárias para a existência de vida. Isso novamente é alto ICE e indica design intencional. Como observou o Prêmio Nobel Charles Townes:

O design inteligente, visto do ponto de vista científico, parece ser bastante real. Este é um universo muito especial: é notável que tenha saído assim. Se as leis da física não fossem exatamente como são, nós não estaríamos aqui. 4


Uma fonte conhecida


Resumindo, as descobertas científicas do século passado mostraram que a vida é fundamentalmente baseada em:

Uma grande quantidade de ICE codificado digitalmente em uma linguagem bioquímica em nosso DNA.

- Um sistema de processamento de informações semelhante a um computador onde a maquinaria celular lê, interpreta e executa os comandos programados no DNA para produzir proteínas funcionais.

- Máquinas moleculares irredutivelmente complexas compostas por proteínas finamente afinadas.

- Requintado ajuste fino de leis e constantes universais.

De onde, em nossa experiência, vem o código digital baseado em linguagem, programação semelhante a computador, máquinas e outras estruturas de alto ICE? Eles têm apenas uma fonte conhecida: inteligência.

O argumento para o design intencional brevemente esboçado aqui é inteiramente baseado empiricamente. Oferece evidências positivas para o design intencional ao encontrar, na natureza, os tipos de informação e complexidade que sabemos, por experiência, derivar de causas inteligentes. (Esse caso positivo para o design intencional é mais elaborado no capítulo 16.) Pode-se discordar das conclusões do DI, mas não se pode alegar razoavelmente que esse argumento é baseado em religião, fé ou política. É baseado na ciência.


Notas


Douglas D. Axe, “Extreme Functional Sensitivity to Conservative Amino Acid Changes on Enzyme Exteriors,” Journal of Molecular Biology, 301 (2000), 585-595; Douglas D. Axe, “Estimating the Prevalence of Protein Sequences Adopting Functional Enzyme Folds,” Journal of Molecular Biology 341 (2004), 1295-1315.

Transcrição do depoimento de Scott Minnich, Kitzmiller v. Dover (M.D. Pa., PM Testimony, November 3, 2005), 103-112; Robert M. Macnab, “Flagella,” in Escherichia Coli and Salmonella Typhimurium: Cellular and Molecular Biology, Vol. 1, eds. Neidhardt et al. (Washington, DC: American Society for Microbiology, 1987), 73-74.

Roger Penrose e M. Gardner, The Emperor’s New Mind: Concerning Computers, Minds, and the Laws of Physics(Oxford, UK: Oxford University Press, 2002).

Bonnie Azab Powell, “‘Explore as much as we can’: Nobel Prize winner Charles Townes on evolution, intelligent design, and the meaning of life,” UC Berkeley News Center (June 17, 2005), https://www.berkeley.edu/news/media/releases/2005/06/17_townes.shtml (acessado em 17/04/2022).