Scholars e professores das universidades de Princeton, Harvard e Yale aconselham alunos a pensar criticamente e questionar tudo!

quarta-feira, agosto 30, 2017


Alguns pensamentos e conselho para nossos estudantes e todos os estudantes


29 de agosto de 2017

Nós somos scholars e professores nas universidades de Princeton, Harvard, e Yale que temos alguns pensamentos a compartilhar e conselho para oferecer aos estudantes que estão indo para faculdades por todo o país. Nosso conselho pode reduzido a três palavras:

Pense por si [mesmo].

Bem, isso pode parecer fácil. Mas você descobrirá —como você já ter descoberto no ensino médio— que pensar por si mesmo pode ser um desafio. Isso sempre demanda autodisciplina e nesses dias pode exigir coragem.

No clima [cultural] de hoje, é tudo muito fácil permitir que suas opiniões e postura podem ser modeladas pela opinião dominante em seu campus ou na cultura acadêmica mais ampla. O perigo que qualquer estudante —ou membro de faculdade— enfrenta hoje está caindo no vício do conformismo, resultando em pensamento de grupo.

Nas muitas faculdades e universidades, aquilo que John Stuart Mill chamou de “a tirania da opinião pública” faz mais do que meramente desencorajar os estudantes em dissentir de opiniões morais, políticas prevalecentes, e outros tipos de questões. Isso os leva supor que as opiniões dominantes são tão obviamente corretas que somente um intolerante ou um maluco poderia questioná-las.

Desde que ninguém ser, ou ser tido como um intolerante ou um maluco, o jeito fácil e preguiçoso de proceder é simplesmente se ajustar com as ortodoxias do campus.

Não faça isso. Pense por si mesmo.

Pensar por si mesmo significa questionar as ideias dominantes mesmo quando outras pessoas insistirem que elas sejam tratadas como inquestionáveis. Isso significa decidir o que alguém crê não se conformando com as opiniões da época, mas em ter o trabalho de aprender e considerar honestamente os argumentos mais fortes para serem avançados pelos dois lados das questões —inclusive argumentos para posições que outros ultrajam e querem estigmatizar e contra posições que outras pessoas procuram imunizar do escrutínio crítico.

O amor da verdade e o desejo de alcança-la deveria lhe motivar a pensar por si mesmo. O ponto central de uma educação universitária é buscar a verdade, aprender as capacidades e obter as virtudes necessárias para ser um buscador da verdade a vida toda. Mente aberta, pensamento crítico, e o debate são essenciais para descobrir a verdade. Além disso, elas são os melhores antídotos contra a intolerância. 

A primeira definição do dicionário Merriam-Webster para a palavra “bigot” é uma pessoa “que é obstinadamente ou intolerantemente devotada para suas próprias opiniões e preconceitos”. As únicas pessoas que precisam temer a pesquisa de mente aberta e debate robusto são os verdadeiros intolerantes, incluindo aqueles nos campi ou no espectro maior da sociedade que buscam proteger a hegemonia de suas opiniões ao afirmarem que questionar essas opiniões é intolerância em si mesma.

Desse modo, não seja oprimido pela opinião pública. Não fique preso numa câmara de eco. Mesmo que no fim você rejeite ou defenda uma opinião, certifique-se que você decide onde que você vai ficar por ponderar criticamente os argumentos das posições competidoras.

Pense por si [mesmo].

Boa sorte para você na faculdade!

Paul Bloom
Brooks and Suzanne Ragen Professor of Psychology
Yale University

Nicholas Christakis
Sol Goldman Family Professor of Social and Natural Science
Yale University

Carlos Eire
T. Lawrason Riggs Professor of History and Religious Studies
Yale University

Maria E. Garlock
Professor of Civil and Environmental Engineering and Co-Director of the Program in Architecture and Engineering
Princeton University

Robert P. George
McCormick Professor of Jurisprudence and Director of the James Madison Program in American Ideals and Institutions

Princeton University

Mary Ann Glendon
Learned Hand Professor of Law
Harvard University

Joshua Katz
Cotsen Professor in the Humanities and Professor of Classics
Princeton University

Thomas P. Kelly
Professor of Philosophy
Princeton University

Jon Levenson
Albert A. List Professor of Jewish Studies
Harvard University

John B. Londregan
Professor of Politics and International Affairs
Princeton University

Michael A. Reynolds
Associate Professor of Near Eastern Studies
Princeton University

Jacqueline C. Rivers
Lecturer in Sociology and African and African-American Studies
Harvard University

Noël Valis
Professor of Spanish
Yale University

Tyler Vander Weele
Professor of Epidemiology and Biostatistics and Director of the Program on Integrative Knowledge and Human Flourishing
Harvard University

Adrian Vermeule
Ralph S. Tyler, Jr. Professor of Constitutional Law
Harvard University

SOURCE: PRINCETON UNIVERSITY