Saiba mais de onde viemos, para onde vamos do ponto de vista científico

sábado, junho 14, 2014

JC e-mail 4972, de 13 de junho de 2014


Especialistas debatem, neste programa, como teria surgido a vida humana em nosso planeta, e o próprio planeta, do ponto de vista científico

Mais de 150 anos depois da teoria da evolução, de Charles Darwin, o ser humano ainda se interroga sobre suas origens. Basta lembrar os criacionistas, que defendem a existência de uma inteligência superior por trás de todos os eventos de criação da vida. Desde 2008, cientistas do mundo inteiro se juntaram para colocar em funcionamento um túnel subterrâneo de 27 quilômetros de circunferência, só para poder examinar as condições do Big Bang - para muitos a origem do universo. O que também é contestado. Afinal, do ponto de vista científico, como teria surgido a vida humana em nosso planeta? E o próprio planeta? E como anda a nossa evolução biológica? Superada pelas intervenções da medicina? Mais dependentes da cultura?

Participantes:

Martin Makler, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o CBPF, e pós-doutor em física na área de cosmologia.

Ricardo Campos-da-Paz, biólogo e zoólogo, professor de evolução na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Unirio, com pós-doutorado no assunto, pois é um estudioso das teorias da evolução.

Cláudia Augusta de Morais Russo, professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, com pós-doutorado em genética animal e estudos dedicados aos processos evolutivos.

Apresentado pelo jornalista André Motta Lima, o programa conta com a participação de um Conselho Científico integrado pelas entidades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, permitindo que cientistas de várias especialidades debatam temas da atualidade. Os debates são exibidos em diversas emissoras com variadas alternativas de horários. A programação pode ser conferida pelo site do programa: www.tomeciencia.com.br.

+++++

PERGUNTA DESTE BLOGGER:

Esses especialistas irão considerar o atual status dessas teorias científicas da origem e evolução do universo e da vida no contexto de justificação teórica? Vão considerar seus pontos fracos e fortes? Especialmente os polêmicos e controversos? Ou vão dizer que já está tudo dominado pelos atuais paradigmas? Se assim for, o programa está em descompasso com a verdade das pesquisas e artigos de publicações científicas que mostram a necessidade mais do que premente de mudanças paradigmáticas.