quinta-feira, agosto 05, 2010

1º Seminário do Ciência Web

5/8/2010

Agência FAPESP – O 1º Seminário do Ciência Web – Difusão científica como fonte para educação, será realizado de 17 e 19 de agosto no Centro de Divulgação Cultural e Científica do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Criada em 2007, a Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional – Ciência Web tem o propósito de trabalhar junto a professores e alunos do ensino médio com ações que visem à difusão da ciência por meio da utilização de novas ferramentas de ensino.

A palestra de abertura será sobre a experiência em fazer divulgação científica no Brasil, com Alícia Ivanissevich. editora executiva da revista Ciência Hoje.

Lúcia Williams, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fábio Takahashi, repórter de educação do jornal Folha de S.Paulo, participarão da mesa-redonda “Violência escolar e a mídia”.

A pós-doutoranda em educação pela UFSCar, Carolina Rodrigues de Souza, fará uma palestra sobre o projeto “Acessa Física”, e Denis Burgierman, colunista da Veja.com falará sobre a ciência como fonte para o jornalismo.

Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo,falará sobre “Difusão científica e educação”.

Ildeu Moreira, diretor do departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), abordará o tema “A popularização da tecnologia e da educação”.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural fica na Rua 9 de Julho, 1227, centro, São Carlos.

Mais informações e inscrições: www.cienciaweb.com.br/seminario ou (16) 3373-8016 e (16) 3373-9156.

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Gostaria de saber o que o Denis Burgierman, da Veja.com vai abordar sobre a ciência como fonte para o jornalismo. Eu fico frustrado que há pouco mais de uma década este blogger contactou vários editores de ciência sobre as insuficiências fundamentais nas atuais teorias da origem e evolução do universo e da vida, e que uma iminente e eminente revisão teórica em biologia evolutiva estava a caminho. De poucos tive resposta positiva de que a questão seria abordada. Da maioria o silencio, como até hoje permanece o silêncio pétreo da Grande Mídia. 

Denunciei esta postura da Grande Mídia no Observatório da Imprensa em 1998 como sendo uma relação incestuosa com a Nomenklatura científica, e ironicamente chamo aqui de síndrome ricuperiana: o que Darwin tem de bom, a gente mostra; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde. Também pudera, com um jornalista científico de peso como o Marcelo Leite, da FSP, que disse no encerramento de uma conferência na Faculdade de Medicina da USP, em 2006: "Não damos espaço", esperar comportamento diferente de uma mídia dessas é muita inocência evangélica da minha parte: tudo como dantes no quartel de Abrantes, ooops, no quartel inatacável de Down.

Aqui neste blog, é o que eu mais faço: a ciência como fonte de jornalismo, pois vou à literatura especializada, além de propor a teoria do Design Inteligente, faço algumas perguntas que os jornalistas científicos geralmente nunca fazem para os cientistas, e deixo o resto com o leitor. Aui, eu mato a cobra e mostro o pau! Duela a quien duela!

+++++
Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG.