quinta-feira, maio 29, 2008

Futuyma se esqueceu da teoria da evolução no contexto de justificação teórica

Douglas Futuyma quem diria, mas como sempre fazem todos os darwinistas ortodoxos fundamentalistas, polarizou mais uma vez a questão sobre o "Mistério dos mistérios" como sendo apenas "ciência versus religião".

Muito mais patético o jornalista que o entrevistou. Será que ele sabe o que é "contexto de justificação teórica"? Duvido.

Vide entrevista no jornal "O Estado de São Paulo" Vide também no JC E-Mail.

O jornalista deveria ter sido mais cético em relação às respostas de Futuyma. É falsa a afirmação dele de que a teoria da evolução de Darwin está mais forte. Então por que 16 especialistas em evolução vão se reunir em Altenberg, Áustria, em julho de 2008 para discutir o conteúdo teórico da nova teoria da evolução? Segundo um deles, a "Síntese Moderna Ampliada" não será selecionista. Isto é, a teoria da evolução não será mais por meio da seleção natural como teorizou Darwin.

O surgimento de uma nova teoria da evolução não selecionista, é uma forte indicação de que a partir de 2010 (para não estragar as festas de louvaminhice a Darwin) nós veremos uma mudança paradigmática em biologia evolutiva.

Fui, chateado com as colocações pueris do Futuyma, um cientista de renome, e da inocência útil do jornalista do OESP que não soube questioná-lo sobre as atuais insuficiências fundamentais da Síntese Moderna (ou neodarwinismo como escrevem alguns autores de livros didáticos).