Workshop: Como escrever para e ser publicado em publicações científicas

quinta-feira, março 14, 2013


How to Write for and Get Published in Scientific Journals

14/03/2013
Agência FAPESP – Três especialistas ministrarão no dia 21 de março o workshop “How to Write for and Get Published in Scientific Journals - Conselhos práticos de como publicar exitosamente seguindo normas internacionais na área de comunicação científica”, realizado pela FAPESP e pela editora científica Springer.
O astrofísico Harry Blom, formado pela Universidade de Utrecht e com doutorado na área de fontes de raios gama no espaço pela Universidade de Leiden, na Holanda, falará sobre as chances e as oportunidades de publicação para pesquisadores no Brasil.
Depois de fazer pós-doutorado em Puebla, no México, Blom tornou-se editor da Kluwer Academic Publishers, na Holanda, onde desenvolveu um catálogo de livros e revistas em astronomia. Em 2004, após a fusão da Springer e da Kluwer, mudou-se para Nova York, onde se tornou chefe do departamento editorial de física e astronomia.
Desde o fim de 2010, divide seu tempo entre Nova York e São Paulo, desenvolvendo atividades de publicação da Springer no Brasil.
O segundo palestrante do evento será Daniel McGowan, diretor do Grupo de Ciências da Edanz, ex-editor associado da Nature Reviews Neuroscience. Graduado em bioquímica e zoologia, com mestrado em biologia e genética molecular e doutorado em neurociência molecular, todos pela Universidade de Auckland, na Austrália, McGowan ministrará uma palestra, dividida em duas partes, sobre como escrever e publicar em revistas científicas.
A terceira e última a falar será Mariana Biojone, editora sênior de Desenvolvimento de Negócios da Springer Brasil. Ex-gerente da SciELO na BIREME e ex-chefe da Biblioteca Jurídica do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Biojone atua principalmente na área de ciência da informação e gestão de conhecimento por meio da promoção de políticas de acesso a informação, criação e fortalecimento de redes de conhecimento e alianças estratégicas como instrumentos para o desenvolvimento econômico e social.
Ela é graduada em Biblioteconomia e Documentação (1996) pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Ciência da Informação e Documentação (2001), também pela USP, e em Políticas Públicas Internacionais com ênfase em Desenvolvimento Internacional pela School of Advanced International Studies (SAIS), da Johns Hopkins University (2007).
As palestras serão em inglês e não haverá tradução simultânea. O workshop ocorrerá das 9h às 12h30 no Espaço APAS, na Rua Pio XI, 1200, em São Paulo.
Informações pelos telefone 3838-4216 e no site [da FAPESP]