VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião

terça-feira, abril 03, 2012




Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – University of Oxford

2-4 outubro de 2012, Rio de Janeiro, Brazil

O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, unindo forças com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizarão o VII Congresso Latino-Americano sobre ciência e Religião: “Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global”, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Será patrocinado pela Fundação Decyr, o instituto CECIR (UPAEP) e apoiado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PUC SP, Brasil) e de Teologia (PUC-Rio).

A América Latina apresenta uma perspectiva única no âmbito do diálogo internacional sobre as relações entre ciência e religião. Não só é uma região geográfica rica em tradições religiosas, mas também é onde as perspectivas acadêmicas continental e anglo-saxã se encontram, proporcionando soluções originais para problemas regionais e globais. A complexidade inerente encontrada nas relações entre ciência e religião historicamente tem sido estudada a partir de uma destas perspectivas, mas muito poucas vezes a partir de um abordagem que complementa as duas tradições. As 'Grandes Questões' que geralmente são discutidas sobre a relação supracitada incluem tópicos difíceis e variados como, por exemplo, a origem do universo e da vida, a possibilidade e modalidade da ação de Deus no mundo, a capacidade da ciência para explicar a liberdade humana, a especificidade da pessoa humana, entre outros.

Entre os convidados internacionais do VII Congresso Latino-Americano que aceitaram participar, encontram-se:

Prof. Peter Harrison (Research Professor and Director of the Centre of the History of European Discourses, University of Queensland, Australia)

Prof. Ronald Numbers (Hilldale and William Coleman Professor of the History of Science and Medicine, University of Wisconsin–Madison, US)

Prof. Marcelo Gleiser (Appleton Professor of Natural Philosophy and Professor of Physics and Astronomy, Dartmouth College)

Dr. Andrew Pinsent (Ian Ramsey Centre, University of Oxford).

O VII Congresso Latino-Americano: Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global convoca a acadêmicos de todas as ciências, filósofos, teólogos, historiadores, antropólogos, educadores, etc., para enviar resumos de documentos com no máximo 350 palavras para avaliação, oferecendo exposições não superiores a 20 minutos com 10 minutos de discussão.

A Comissão acadêmica do Congresso convoca, por conseguinte, exposições em qualquer uma das seguintes áreas:

História, Filosofia e Sociologia do Diálogo Ciência-Religião
Teologia e Ciência Contemporânea
Antropologia: o problema da pessoa
Religiões e Cosmovisões Nativas Prehispânicas e a Ciência Contemporânea
Filosofia da Religião e Ciência Contemporânea
Psicologia e Religião
Ciências Cognitivas da Religião
Ateísmo, Religião e Ciência
Emergência e Complexidade
Educação em Ciência e Religião

O prazo máximo para o envio dos resumo com no máximo 350 palavras é 30 de junho, 2012 (anexar breve CV) a latin.america@theology.ox.ac.uk. Os idiomas da conferência serão o Português, Castelhano e Inglês.


Agradecemos a propagação das informações.