Francisco Salzano e Sergio Pena, quem diria, Stephen Jay Goul foi um 'criacionista acidental'

sexta-feira, abril 20, 2012

O eminente biólogo britânico John Maynard Smith observou:

"Gould ocupa uma posição bem curiosa, particularmente neste lado do Atlântico. Por causa da excelência de seus ensaios, ele veio a ser visto pelos não biólogos como o preeminente téorico evolucionário. Em contrapartida, os biólogos evolucionistas com quem tenho discutido o trabalho dele tendem a considerá-lo como um homem cujas ideias são tão confusas que não vale a pena se importar com elas, mas alguém que não deve ser publicamente criticado porque, pelo menos, ele está do nosso lado contra os criacionistas… [Gould] está dando aos não biólogos um quadro imensamente falso do estado da teoria evolucionária."

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Eu admiro muito Stephen Jay Gould, um evolucionista honesto, que por três décadas teve a coragem de dizer à Nomenklatura científica: Darwin está nu! e uma nova teoria geral da evolução deve ser elaborada.

Pelos seus artigos e livros, muitos o consideraram "um criacionista acidental". Será que o Francisco Salzano, Sergio Pena e os demais signatários da carta ao presidente da Academia Brasileira de Ciências vão ficar "afrontados" com a revelação desta particularidade sobre Gould por Maynard Smith???

Gould foi um ferrenho critico e oponente da teoria do Design Inteligente.