Bosque da Ciência é opção de passeio em Manaus

quarta-feira, janeiro 11, 2012

11/01/2012

Agência FAPESP – Com 15 anos de existência, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) vem se consolidando como um dos principais pontos turísticos da cidade de Manaus (AM). A expectativa para o atual período de férias é que 10 mil pessoas passem pelo local.

Segundo o Inpa, o bosque possui uma área de aproximadamente 130 mil metros quadrados. As trilhas que dão acesso às atrações oferecem ao visitante informações sobre a fauna, flora e os ecossistemas amazônicos.


Cerca de 10 mil pessoas devem visitar o bosque do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia durante o período de férias (Inpa)

Um dos pontos de maior interesse do bosque é a Ilha da Tanimbuca, que aborda o tema conservação ambiental. Na atração, o visitante pode encontrar uma calha e um espelho d'água com vários peixes e alguns quelônios da região. Há ainda a tanimbuca (Buchenavea huberii), uma árvore com mais de 600 anos.

O projeto Circuito da Ciência trabalha a educação ambiental e recebe anualmente cerca de 80 mil crianças de escolas públicas e municipais da cidade.

Outro destaque é a Casa da Ciência, um centro de exposições inaugurado em maio de 1993. O objetivo do espaço é permitir uma visão mais próxima e interativa das pesquisas realizadas no instituto que podem interferir no dia a dia das pessoas.

Quem visitar o local poderá ver também os viveiros de ariranhas e jacarés, condomínio de abelhas, casa da madeira, além do recanto dos inajás, local composto por uma vegetação de palmeiras conhecidas como inajás (Maximiliana maripa), com pequeno lago artificial, onde vivem os poraquês e plantas aquáticas pesquisados no Inpa.

O bosque possui ainda em sua dependência o Paiol da Cultura que referencia o papel do Artista Amazonense. Durante a primeira quinzena de janeiro está em cartaz a exposição Do lixo o luxo, com peças feitas a partir de materiais reciclados.

O Bosque da Ciência fica na Av. Otávio Cabral, Petrópolis, zona centro-sul de Manaus. Nas férias, a visitação é feita de segunda a segunda das 9h às 17h. O valor da entrada é de R$ 5 para o público geral e crianças até 10 anos não pagam.

Mais informações:
http://bosque.inpa.gov.br/principal.htm e (92) 3643-3192 / 3643-3312 e 3643-3293