Mestrado Profissional em Formação Científica - Biologia - UFRJ 2012

terça-feira, novembro 22, 2011

JC e-mail 4389, de 22 de Novembro de 2011.


Inscrições abertas até o dia 2 de dezembro.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre edital para o Curso de Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia. O curso é voltado para profissionais licenciados em Biologia e a idéia principal é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, mas que estão em busca de atualização.

Esse curso presencial voltado ao aprendizado da filosofia e dos conceitos de ciência e ao mesmo tempo ao aperfeiçoamento teórico em biologia moderna. A ênfase do curso reside em uma formação prática, baseada no uso de experimentos simples e efetivos que poderão auxiliar o aprendizado em sala de aula.

O curso contribui para uma capacitação profissional eficiente de modo a permitir aos professores elaborarem novas técnicas e processos usando o método científico e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados científicos para transmitir com eficiência o conteúdo programático exigido pelo Ministério da Educação.

Essa iniciativa tem como objetivo final "formar mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia que saibam pesquisar, localizar no futuro a pesquisa que interesse a sua profissão, incluir a pesquisa na sua atividade profissional, de forma que eles possam estar em contínua autoformação atuando como promotores e partícipes de uma escola que se encontra em ininterrupta formação profissional, consequentemente habilitando o seu aluno para atuar no mercado de trabalho e exercer a cidadania em plenitude". 

[NOTA DESTE BLOGGER: Sugiro este blog como leitura suplementar sobre a situação epistêmica da atual teoria da evolução no contexto de justificação teórica, e que em 2020 teremos uma nova teoria geral da evolução - a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA. Uma pequena contribuição deste blogger para a verdadeira formação de mestres professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos da Biologia. Razão? Acredito na democracia da informação científica!!!]

As inscrições estão abertas até o dia 2 de dezembro. O resultado da pré-inscrição será divulgado até o dia 7 de dezembro e a prova escrita se realizará no dia 10 do mesmo mês. Mais informações sobre carga horária, disciplinas, professores e linhas de pesquisa podem ser encontradas no projeto pedagógico e regulamento do curso.

Veja a chamada pública para o primeiro semestre de 2012, com início em janeiro no site: www.biof.ufrj.br.

(Informações da coordenação do curso)