Marcos Nogueira Eberlin, cientista defensor do Design Inteligente, ganha medalha BrMASS 2011

quinta-feira, novembro 24, 2011

Pessoal,

Seguindo a tradição de homenagear os pioneiros da Espectrometria de Massas no Brasil, e os que tem contribuído fortemente para a consolidação da MS em nosso país, os membros da BrMASS indicaram e a Diretoria aprovou 6 ganhadores da medalha BrMASS 2011. 

São 6 nomes, de grande destaque! Veja abaixo! Toda a comunidade BrMASS, com os seus mais de 1.800 membros, parabeniza então os nossos homenageados e estaremos lá no Jantar de encerramento, dia 13 de Dezembro, para prestigiar a cerimônia de entrega!

+++++


Marcos N. Eberlin - Laboratório ThoMSon - UNICAMP


O Professor Dr. Marcos N. Eberlin, Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP, é um verdadeiro pioneiro da espectrometria de massas moderna no Brasil. Iniciou o laboratório ThoMSon no início dos anos 90 e em pouco tempo tornou o seu laboratório como referencia nacional e internacional de espectrometria de massas. A produção científica do Professor Eberlin é fenomenal em quantidade (> 460 publicações) e qualidade. É particularmente impressionante a abrangência dos trabalhos do Marcos Eberlin e a capacidade de explorar a potencialidade da espectrometria de massas nos campos mais diversos da ciência. Orientou e orienta um grande numero de pesquisadores que admiram a sua capacidade científica e amizade. O Marcos tem sido extremamente receptivo a colaborar com inúmeros pesquisadores do Brasil e numerosas publicações tem resultado destas colaborações.

A criação da BrMass se deve ao empenho e esforço do Marcos Eberlin em congregar todas as vertentes de espectrometria de massas no Brasil numa única sociedade cujo resultado tem sido os Congressos da BrMass prestigiados por grandes nomes da comunidade internacional. O Marcos Eberlin também desempenha um papel de altíssimo destaque na comunidade internacional de espectrometria de massas e o reconhecimento desta atuação se reflete no fato de ser atualmente o Presidente da International Mass Spectrometry Foundation, organização que reúne as sociedades de espectrometria de massas de todos os países.

Fonte: BrMass

+++++

O Prof. Dr. Marcos Eberlin Nogueira é membro da ABC - Academia Brasileira de Ciências e do NBDI - Núcleo Brasileiro de Design Inteligente.