CNPq 60 anos: Ganhador do Nobel em Física palestra em Brasília - família e amigos mais importantesdo que o Nobel

quinta-feira, novembro 17, 2011


JC e-mail 4385, de 16 de Novembro de 2011.


"De Einstein aos objetos mais frios do universo" é o título da conferência do professor William Phillips, no próximo dia 21. 

O evento integra as comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é fruto de parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Conrado Wessel. A apresentação será no próximo dia 21, às 10h, no Memorial Darcy Ribeiro, campus da UnB. A palestra é gratuita, com tradução simultânea e aberta à comunidade.

William Phillips - Aos 63 anos, Phillips desenvolveu técnicas que permitem controlar o movimento de átomos com luz. Esse feito permitiu uma nova era para a Física, desdobrando-se em outras descobertas que levaram outros cientistas a conquistar o Prêmio Nobel. Além disso, a ciência pôde conhecer ocorrências até então inimagináveis sobre a natureza atômica, incluindo os condensados de Bose-Einstein, e confeccionar melhores relógios atômicos.

A capacidade de entender melhor os tijolos fundamentais da natureza propiciou um considerável acréscimo de conhecimento para o domínio e entendimento das coisas em geral. A formação das moléculas e como os átomos formam um sólido, são algumas das questões que as descobertas de Phillips estão ajudando a responder. Ele é um entusiasta da divulgação de ciências e recebeu o Nobel de Física em 1997.

"Certamente o Prêmio Nobel é o mais alto que um cientista poderia esperar e o recebi com um sentimento de temor porque estou na companhia daqueles que o receberam antes. Mas nenhum prêmio pode comparar-se em importância à família e aos amigos que contam como o meu maior tesouro". Trecho retirado de sua autobiografia na página do Prêmio.http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1997/phillips.html.

(Ascom do CNPq)