Chamada ESPCA recebe propostas até o dia 28/11/2011

quinta-feira, novembro 24, 2011

24/11/2011

Agência FAPESP – A quinta chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) recebe propostas até o dia 28 de novembro. A ESPCA é uma modalidade de fomento da FAPESP que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Os cursos deverão ter duração de uma a duas semanas, oferecendo atividades didáticas distribuídas entre aulas teóricas e práticas, seminários e visitas técnicas monitoradas aos principais centros, instituições de pesquisa, acadêmicas e empresas relevantes para os temas tratados.


Escola São Paulo de Ciência Avançada oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento (FAPESP)

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado ou a estágios de Pós-Doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores.

Espera-se que cada ESPCA contribua para a formação dos participantes e crie no Estado de São Paulo um polo de atração de talentos científicos competitivo mundialmente.

Os professores que lecionarão as disciplinas nas ESPCA deverão ser cientistas de excelente qualificação e destaque em seus campos de pesquisa, incluindo-se cientistas estrangeiros convidados.

Essas conferências oferecem os meios de disseminação de informação e ideias de uma forma que não poderia ser obtida por meio de canais usuais de comunicação, como publicações científicas e apresentações em eventos científicos.

Os estudantes selecionados para participar dos cursos terão oportunidade de apresentar, em seções de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo os progressos de seus resultados com os cientistas participantes.

Espera-se que cada ESPCA receba até em torno de 100 estudantes. Serão priorizadas as propostas que apresentarem participação intensa de estudantes estrangeiros. Espera-se que pelo menos 50% dos participantes venham de outros países.

Podem participar da chamada pesquisadores vinculados a instituição de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo, que serão os responsáveis pela proposta na FAPESP.

Mais informações: www.fapesp.br/6606