Cátedras para professores estrangeiros na França

quinta-feira, novembro 24, 2011

24/11/2011

Agência FAPESP – O Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL), vinculado à Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (França), abriu edital de candidaturas para cátedras de professores estrangeiros convidados para o ano acadêmico 2012-2013. As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de dezembro.

As cátedras são destinadas a professores-pesquisadores de todas as áreas das ciências humanas e sociais, de diferentes nacionalidades (América do Norte, América do Sul, Europa), especializados no estudo das sociedades latino-americanas e vinculados a universidades dessas regiões.



Instituto de Estudos Avançados sobre a América Latina, da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3), abre edital para docentes de ciências humanas e sociais (IHEAL)

Instituídas há mais de dez anos, as cátedras são parte da política francesa de cooperação científica com a América Latina. Elas possibilitam ao IHEAL tecer elos com numerosas universidades latino-americanas e consolidar uma ampla rede científica.

Os objetivos das cátedras são: aumentar a colaboração em matéria de ensino e de pesquisa em ciências sociais entre Europa e América Latina; sensibilizar os estudantes para as questões e os debates relativos a essa área nos campos político, econômico, social e cultural e promover intercâmbios de professores, pesquisadores, especialistas e estudantes a fim de multiplicar as transferências de conhecimentos, de experiências e de materiais pedagógicos.

Para concorrer, o candidato deve ter menos de 65 anos e ser titular de um doutorado. São privilegiadas as candidaturas de longa duração, um semestre ou um ano, que possibilitam a real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Os beneficiários devem ministrar dois cursos por semestre vinculados ao seu tema de pesquisa: um curso geral e didático sobre a América Latina (nível DELA e Master 1) e outro destinado aos estudantes do Master Pesquisa e Profissional (segundo ano).

Os professores-pesquisadores poderão realizar um de seus cursos em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém parcerias. Em alguns casos, os cursos podem ser ministrados em espanhol, em português ou em inglês.

Mais informações: www.iheal.univ-paris3.fr