O Nobel de Química vai para o cientista israelense Daniel Shechtman

quarta-feira, outubro 05, 2011

Ciência e Saúde

05/10/2011 06h50 Atualizado em: 05/10/2011 09h03

Nobel de Química vai para cientista que descobriu quase-cristais

Israelense Daniel Shechtman recebe o prêmio sozinho. 

Premiação foi anunciada nesta quarta-feira (5).

Do G1, em São Paulo

O Nobel de Química 2011 foi para o cientista israelense Daniel Shechtman, 70 anos, conhecido pela descoberta dos "quase-cristais". Ele recebe sozinho o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 2,7 milhões.

O comitê do Nobel lembrou que os quase-cristais foram estudados por muitos cientistas, mas que a descoberta se deve exclusivamente a Shechtman, que precisou de muita "habilidade e tenacidade" para convencer uma "muito cética" comunidade científica.

Segundo o comitê do Nobel, os cientistas acreditavam que a matéria sólida era feita sempre de átomos arrumados em uma ordem definida e que podia ser repetida diversas vezes para formar uma estrutura de cristal.

Mas os átomos que Shechtman descobriu não tinham um arranjo que podia ser repetido. Ele estudava um material formado por alumínio e manganês com um microscópio eletrônico. Ao analisar as imagens que o equipamento consegue produzir para mostrar a organização dos átomos, o cientista se deparou com um formato que seria impossível de existir.

"Os quase-cristais redefiniram o primeiro capítulo do estudo da matéria organizada", afirmou o representante do comitê responsável por explicar a pesquisa de Schechtman.

Quase todos os materiais sólidos apresentam cristais ordenados, como no caso do gelo e do ouro. Cristais comuns possuem átomos arrumados em uma sequência que é possível de ser repetida várias vezes. Já os quase-cristais apresentam grupos de átomos reunidos sempre de forma diferente. Apesar de seguirem uma organização definida por fórmulas matemáticas, os átomos de quase-cristais nunca repetem a mesma "coreografia".
...

Leia mais aqui: G1

+++++

Mais um prêmio Nobel para um judeu!!!

Para, por, e com Israel, sempre! Apesar de [preencher as lacunas]