Stephen Fuller, sociólogo, 'falou e disse': o darwinismo é a astrologia da ciência

segunda-feira, junho 27, 2011

Notícias 

26 de junho de 2011 

Sociólogo: o darwinismo é a astrologia da ciência

E agora mesmo o seu maior trunfo é o financiamento público e os processos jurídicos. 

Steve Fuller, um sociólogo agnóstico na Universidade Warwick (Grã-Bretanha) e autor do livro Dissent over Descent, [Dissidência sobre a descendência] nos fornece uma imagem interessante da astrologia nas décadas antes de sua queda que, inconfundivelmente, nos remete hoje ao darwinismo: 

“… nos quatro séculos que separaram os primeiros escoláticos de Oxford de Newton, a astrologia cresceu em importância seculares resultando nas afirmações de conhecimento da área se tornando “não falseáveis,” a qualidade específica que Popper atribuiu às teorias pseudocientíficas. Em outras palavras, os astrológos se recusaram a submeter a um teste público o que pode revelar um erro fundamental em suas teorias.” 




[como faz o arquidarwinista Richard Dawkins que se recusa debater, apesar da reprovação de colegas ateus de Oxford?] 

“Suas razões são familiares para nós hoje. Quando a astrologia estava no alcance somente dos poderosos e era usada para decider o tempo apropriado das campanhas militares, ela era envolta em segredo no que hoje nós chamamos de ‘razões de segurança nacional’. Mas, começando no século 15, quando os astrólogos se mudaram para o emergente setor privado da Europa, e os horóscopos pessoais cada vez mais se tornou sua reserva de mercado, a confidencialidade do cliente era citada como base para a recusa em liberar seus registros das pistas. Mesmo assim, à medida em que os astrólogos ganharam status, eles fizeram maiores afirmações de conhecimento para sua área. Muitos principais intelectuais da Renascença, inclusive Ficino, Paracelso e Pomponazzi, tentaram alavancar a significância histórica da astrologia e a clientela em um papel fundacional no currículo médico da universidade. Como muitos entusiastas da biologia evolucionária na profissão médica atual, eles creram que a astrologia iria finalmente converter sua arte antiga numa ciência genuína com um sentido causal profundo a tal ponto de o bem-estar da humanidade estava registrado no cosmos.” 

[Pense na medicina evolucionária, como um dos maiores prejuízos na história da medicina.] 

“Isso se revelou ser um passo muito além, colocando a astrologia sob um escrutínio crítico muito mais severo do que antes. Subitamente todo o mundo era um popperiano avant la lettre. Desafios às pretenses da astrologia, até mesmo entre os pares praticantes, se tornou assuntos muito públicos que somente serviram para lançar dúvida sobre todo o empreendimento – mesmo quando os astrólogos foram revelados como tendo chegado a conclusões válidas.”- Dissent over Descent, p. 166-67 

[Pense nos Altenberg 16 = um punhado de biólogos evolucionários de saco cheio. 

O darwinismo vai terminar sendo a coluna da “tia evolucionária agonizante” em algum lugar para os fiéis eternamente esperançosos, assim como ainda existe uma coluna sobre astros nos jornais de hoje? Parece ser um epitáfio digno.

+++++

Source/Fonte: Blog Uncommon Descent

+++++

NOTA BENE: Steve Fuller [trocamos e-mails de vez em quando] foi muito educado e colegial com a Nomenklatura científica. Aqui neste blog eu descrevo este estado de falência heurística do darwinismo de ALQUIMIA.

A nova teoria da evolução, que a Nomenklatura científica teima em não abordar e debater publicamente a sua elaboração, nem explicar o por que da demora de sua entrega em 2020, se não incorporar em seu referencial teórico as teses do Design Inteligente, ainda deixará o darwinismo sendo ALQUIMIA, oops, Fuller é mais educado e colegial, ASTROLOGIA!!!

Fui, nem sei por que, pensando que os astrólogos de Darwin uma hora dessas devem estar lendo os mapas astrais evolucionários antes que chegue 2012... afinal de contas, nada em biologia faz sentido a não ser à luz dos horóscopos darwinianos...

Desde quando a história evolucionária da diversidade e complexidade das formas bióticas estava escrita nas estrelas???