Novo centro de pesquisa em física

terça-feira, junho 07, 2011

07/06/2011

Por Elton Alisson

Agência FAPESP – Nos próximos anos, os maiores talentos em física teórica terão um ponto de encontro em São Paulo. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) sediará a primeira unidade na América do Sul do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O anúncio foi feito no domingo (05/06) pelo diretor do ICTP, Fernando Quevedo, momentos antes da cerimônia oficial de abertura do Encontro de Física 2011 – evento que a Sociedade Brasileira de Física realiza até 9 de junho em Foz do Iguaçu, no Paraná.



Unesp sediará primeira unidade na América do Sul do Centro Internacional de Física Teórica, vinculado à Unesco. Atividades deverão começar em 2012

O ICTP – South American Institute for Fundamental Research (Instituto Sul-Americano de Pesquisa Básica) servirá como um centro regional de física teórica do ICTP no continente e ficará sediado no prédio do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo.

Além de um diretor e um vice-diretor, o centro terá cinco pesquisadores permanentes, que realizarão estudos independentes e atuarão na pós-graduação da Unesp, orientando alunos e colaborando em pesquisas.

As atividades em São Paulo começarão no início de 2012, com escolas e workshops voltados para estudantes de pós-graduação e pesquisadores, e visitas de longa e curta duração de pós-doutores e cientistas da América do Sul, a exemplo das ações promovidas pelo ICTP em sua sede em Trieste, na Itália.

“A sede regional do ICTP deverá gerar um grande movimento de pessoas e ideias e um efeito multiplicador de talentos. Esperamos atrair ótimos estudantes e pesquisadores do Brasil e de outros países da América do Sul de modo a alavancar as pesquisas no nosso instituto e na região”, disse Rogério Rosenfeld, diretor do IFT da Unesp, à Agência FAPESP.

Os contatos do IFT com o ICTP para abrigar sua primeira unidade fora de seu país-sede foram iniciados quando a atual direção do centro internacional de pesquisas assumiu e sinalizou estar aberta a receber propostas de criação de centros regionais fora da Itália.

Aproveitando a janela de oportunidades, o professor do IFT da Unesp, Nathan Berkovits, que será o diretor do ICTP para a América do Sul, apresentou uma proposta que foi aceita de imediato tanto pelo ICTP como pela Unesp.

Com a aceitação, o IFT assinou em novembro de 2010 um memorando de entendimento com o ICTP para abrigar sua primeira filial. A parceria foi a primeira celebrada pelo instituto com uma universidade latino-americana.

Pelo memorando de entendimento, a Unesp se compromete em disponibilizar a infraestrutura para criação do centro e contratar cinco pesquisadores permanentes, no prazo de cinco anos, além de uma secretária bilíngue, um técnico em informática e um contador.

Comitê diretivo

A contratação dos pesquisadores será coordenada por um conselho científico, formado por dez especialistas de projeção internacional, incluindo representantes regionais, que orientará os trabalhos do novo instituto.

Os nomes dos integrantes desse conselho científico serão escolhidos na primeira reunião do comitê diretivo do ICTP na América do Sul, que ocorrerá está semana em Foz do Iguaçu (PR), durante o Encontro de Física 2011.

O comitê diretivo do ICTP na América do Sul contará com o diretor do Centro, Fernando Quevedo; o reitor em exercício da Unesp, Julio Cesar Durigan; o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; e o físico argentino e professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, Juan Maldonado, que representará no ICTP os demais países da região.

A política financeira e o orçamento da unidade sul-americana do ICTP serão administrados por seu comitê diretivo. Na Itália, segundo Rosenfeld, o ICTP deverá ajudar na busca de fundos para financiamento de pesquisas e outras necessidades, como visitas de especialistas.

A partir da criação dessa unidade do Centro na América do Sul, a Unesco pretende influenciar a criação de outros centros de excelência em pesquisa básica na área de física no continente americano, fora dos Estados Unidos e do Canadá.

Mais informações: www.ift.unesp.br