Projetos em bioinformática na Unicamp: afinal de contas, a Biologia do século 21 é uma ciência de informação complexa especificada

quinta-feira, maio 05, 2011

Projetos em bioinformática

05/05/2011

Agência FAPESP – O Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou o primeiro edital para submissão de projetos-piloto na área de bioinformática.

De acordo com os coordenadores do LaCTAD, as propostas serão escolhidas por um comitê científico de acordo com a relevância científica do projeto e a disponibilidade de pessoal e infraestrutura computacional.

No primeiro momento, os serviços oferecidos envolvem apenas as análises de bioinformática, armazenamento e disponibilização dos dados. Será dada prioridade a projetos que requeiram abordagens originais do uso da bioinformática em qualquer área das ciências biológicas ou biomédicas.

Para ser elegível para os serviços de bioinformática do LaCTAD, o pesquisador interessado já deverá dispor das sequências ou comprovar que dispõe dos recursos para obtê-las.

Os custos e prazos para execução serão analisados individualmente para cada projeto que for submetido, de acordo com as informações que forem fornecidas no formulário eletrônico e no projeto. A execução do projeto está sujeita à confirmação após análise da qualidade dos dados submetidos.

Por se tratar de um projeto-piloto, neste primeiro momento os projetos deverão ser submetidos apenas por docentes e pesquisadores com vínculo empregatício com a Unicamp. No futuro, está previsto o atendimento de pesquisadores de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e de todo o país.

Conforme o edital, o projeto a ser submetido deve apresentar no máximo cinco páginas em formato A4 e em documento PDF, contendo um resumo do projeto, a sua relevância, os objetivos, uma descrição das necessidades de bioinformática, o pesquisador responsável e a equipe integrante, com links para o currículo Lattes.

O projeto deverá ser enviado por meio do endereço www.lge.ibi.unicamp.br/facility após o preenchimento do formulário eletrônico que está no site.

O LacTAD é uma iniciativa da Unicamp com apoio da FAPESP e proverá também recursos de sequenciamento de alto desempenho, proteômica e citometria em novos editais a serem lançados no decorrer das etapas de finalização do prédio, compra de máquinas, contratação e treinamento de pessoal.