Colorada linda, mas o post do biólogo sobre o Design Inteligente é bem infantil e ideologicamente embasado

segunda-feira, maio 16, 2011



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chute na Bunda.

Transcrevo aqui o e-mail que recebi do Biólogo João Carlos Bastos Barcelos:

Caro Eduardo;


Desing inteligente foi um termo criado por William Paley em 1801, e redefinido por Michel Behe em seu best seller intitulado “A Caixa Preta de Darwin”, o design inteligente propõe uma forma falaciosa para explicar o que chama de “complexidade irredutível”. O “design inteligente” jamais foi aceito pela comunidade científica por se basear em pressupostos e argumentos não científicos. Os argumentos que, supostamente, dão guarida ao “design inteligente” têm sido amplamente discutidos e refutados por Richard Dawkins e muitos outros cientistas sérios.

Reza a idéia da “complexidade irredutível”: “um sistema irredutivelmente complexo possui diversos componentes, todos necessários para tal sistema permanecer completamente operacional”. Como a remoção de quaisquer de seus componentes tornaria o sistema não-operacional, argumenta-se que tal sistema não poderia surgir a partir de um processo evolutivo gradual. Logo, tal sistema deveria, necessariamente, surgir na íntegra, com todos seus componentes, de uma só vez, refutando, portanto, a evolução baseada em seleção natural, através de processos de variação, mudança e adaptação.

Para surgir na íntegra, de uma só vez, seria necessária a intervenção de uma entidade não humana, um designer inteligente! De acordo com os devotos, a existência do designer serviria de curinga a ser utilizado na explicação de questões científicas aparentemente sem respostas. Do ponto de vista lógico e metodológico, qualquer argumentação que tenha como premissa a existência de algo não passível de prova não pode ser considerada uma teoria, uma vez que não pode ser refutada. Assim, o conceito do “design inteligente” não se sustenta nas suas próprias estruturas, ou pela falta delas.

É infantil demais argumentar que, pelo fato de não poder-se explicar um fenômeno natural com o conhecimento disponível, é necessário se invocar o sobrenatural.

+++++

ACIMA O TEXTO DO BIÓLOGO, ABAIXO O COMENTÁRIO DO EDUARDO DONO DO BLOG

Ou seja, como eu já imaginava, era mais uma bosta Criacionista disfarçada e maquiada por aqueles que têm vergonha de dizer que acreditam em "Adão e Eva".

De qualquer maneira, encomendei pelo Mercado Livre "A Caixa Preta de Darwin" para ler o "outro lado" da abóbora.


Fonte: Gotas de Ácido

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Tanto o biólogo como o blogger do Gotas de Ácido estão completamente equivocados e atrasados em relação à Teoria do Design Inteligente. Postei meu ácido lá pedindo para o biólogo João Carlos Bastos Barcelos responder como que o fato, Fato, FATO da evolução pode ser corroborado no contexto de justificação teórica, mas antes que fizesse isso, que lesse os posts de meu blog desde 2006.


Eduardo, o livro A Caixa Preta de Darwin, do Michael Behe, foi publicado no Brasil em 1997!!!

Ah, a Patrícia Poeta, e a moça colorada são lindas!!!