Campus Sorocaba da UFSCar promove Ciclo de Palestras sobre Biologia Evolutiva

quarta-feira, maio 18, 2011

JC e-mail 4260, de 18 de Maio de 2011.

17. Campus Sorocaba da UFSCar promove Ciclo de Palestras sobre Biologia Evolutiva

Evento é aberto a todos os interessados e a prossegue com palestras nos próximos dias 20 e 27.

O campus Sorocaba da UFSCar promove, nos próximos dias 20 e 27, novas atividades do Ciclo de Palestra sobre Genética Evolutiva (GEvol). O evento é aberto a todos os interessados e tem a proposta de fornecer um ambiente acadêmico onde a teoria evolutiva possa ser abordada de maneira interdisciplinar no contexto das diferentes áreas do conhecimento, permitindo ao público a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área e estabelecer inter-relações entre os diferentes conteúdos específicos. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição.

A primeira palestra aborda o tema Evo-Devo e é apresentada pelo professor Klaus Hartfelder, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Apesar de ser um termo recente, Evo-Devo representa interligação entre processos evolutivos e de desenvolvimento e reflete uma história longa nas Ciências Naturais. A palestra aborda de forma concisa a história desta inter-relação, trabalhando especificamente a questão do aparente contraste entre micro e macroevolução. (???)

No dia 27, a palestra Semelhanças e diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin é apresentada por Maria Elice Brzezinski Prestes, docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP. Primeiramente será apresentada uma visão geral da "teoria da progressão dos animais" de Lamarck, identificando as quatro leis que a compõem e relacionando a elaboração gradativa da teoria com episódios biográficos do naturalista e com o contexto de sua época. Em seguida será apresentado o contexto da elaboração da teoria evolutiva de Darwin e os elementos que compõem seu "núcleo duro". (Por que não abordar o atual status epistêmico da Síntese Evolutiva Moderna no contexto de justificação teórica e quais as possíveis características da nova teoria geral da evolução - a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA, que não pode e nem deve ser selecionista e incorporar alguns aspectos lamarckistas, e o que este vazio teórico significa na prática de ciência normal? Afinal de contas, a ciência abomina o vazio teórico.)

As palestras tem início às 12h50, na sala de aula AT4, do edifício Acadêmico do campus Sorocaba. Outras informações sobre o Ciclo podem ser conferidas na Internet, em http://gevolufscar.wordpress.com. Os participantes que registrarem presença em, no mínimo, três palestras receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. Mais informações pelo telefone (15) 3229-5982 ou pelo e-mail franco@ufscar.br.

(Ascom UFCar)

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Os comentários em azul são deste blogger. Se as profundas dificuldades enfrentadas pela Síntese Evolutiva Moderna não forem consideradas, em que pese a abordagem da evo-devo como tentativa de salvar as especulações transformistas de Darwin, o Ciclo de Palestras sobre Biologia Evolutiva não atingirá seu objetivo maior: o conhecimento científico atualizado.