Unicamp tem novo portal de vídeo

quinta-feira, outubro 28, 2010

28/10/2010

Agência FAPESP – O Centro de Computação da Universidade Estadual de Campinas (CCUEC) lançou um novo portal para hospedagem de vídeos. O serviço é mais rápido, abrangente e fácil de usar do que o anterior, em funcionamento desde 1999.

O serviço reunia vídeos com eventos, palestras e cursos, entre outros. Grande parte do conteúdo foi feita a partir de transmissões de eventos ao vivo, realizadas por diversas unidades da Unicamp. Esse conteúdo era armazenado no portal, para visualização posterior, utilizando o formato Real Media.

Centro de Computação lança novo serviço para hospedar vídeos feitos nas diversas unidades da universidade

Segundo o CCUEC, em um projeto iniciado este ano, com a proposta de oferecer mecanismos de uso mais fáceis e ágeis para que a comunidade da Unicamp pudesse publicar seus vídeos, todo o site foi migrado para o sistema ClipBucket, baseado em software livre.

A instalação do sistema requereu a tradução de toda a interface, visto que ainda não havia uma tradução completa para a língua portuguesa. Inicialmente, o sistema foi liberado para usuários das faculdades de Educação, de Ciências Médicas e de Engenharia Elétrica, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da RTV Unicamp e do Programa RedeFor na Unicamp. A partir de novembro, o sistema será aberto ao cadastramento de contas de novos usuários.

Para o lançamento do novo portal, denominado Camera Web CCUEC, foi realizada a conversão de aproximadamente 370 vídeos para o formato Flash Video, o mesmo usado pelo YouTube. O formato permite que os vídeos possam ser assistidos diretamente a partir do próprio programa de navegação na internet, sem a necessidade de instalação de visualizadores externos, como ocorre na exibição de vídeos no formato Real Media.

O serviço já conta com cerca de 500 vídeos publicados. Faz parte do acervo, dentre outros, a palestra A História da Unicamp, ministrada por Eustáquio Gomes, em 2006, no auditório do Centro de Computação.

O vídeo mais exibido até o momento faz parte do acervo criado para o programa RedeFor na Unicamp, no qual a professora Márcia Abreu, do Instituto de Estudos da Linguagem, faz a apresentação da disciplina Literatura, Leitura e Ensino.

O novo sistema possui ferramentas semelhantes às oferecidas pelo YouTube, Blip.tv e outros, que permitem criar listas de favoritos, publicar recomendações em redes sociais, buscar vídeos por autores, palavras-chave ou categorias e agrupar segundo tópicos.

Os visitantes podem ver quais vídeos estão sendo exibidos no momento, os mais populares e os acrescentados mais recentemente ao acervo. Também podem publicar comentários sobre os vídeos.

O serviço oferece também recursos de conversão de diferentes formatos em Flash Video (flv), durante o processo de publicação.