Inpe busca chefe para observação da Terra

quarta-feira, outubro 13, 2010

13/10/2010

Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou um edital para selecionar candidatos à chefia de sua Coordenação Geral de Observação da Terra (OBT), em São José dos Campos (SP). As inscrições poderão ser feitas até o dia 29 de outubro.

No Inpe, as chefias são selecionadas por meio de comitês de especialistas que buscam, na comunidade interna e externa à instituição, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas em cada área. O novo chefe da OBT será selecionado a partir de uma lista tríplice elaborada pelo comitê.

A permanência no cargo será de até 48 meses com direito a uma única recondução por igual período. Poderão se candidatar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros que pertençam ao quadro do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Os candidatos deverão possuir experiência profissional em áreas de atuação da OBT, visibilidade junto às comunidades científicas e tecnológicas nacional e internacional, visão estratégica e de futuro para a OBT e capacidade de tratar questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica.

É necessário ainda que os candidatos tenham experiência técnica e administrativa, capacidade de gerenciar projetos e pessoas, experiência em cooperação nacional e internacional e motivação para enfrentar novos desafios.

As cartas de inscrição para o cargo devem ser acompanhadas de curriculum vitae detalhado e atualizado do candidato e de um texto com até cinco páginas, com a descrição do seu projeto de gestão e sua visão de futuro para a OBT, considerando um mandato de quatro anos.

O processo seletivo incluirá uma audiência pública para exposição do plano de gestão e uma entrevista oral dos candidatos com os membros do comitê.

Mais informações: www.inpe.br