Exposições sobre microscopia

segunda-feira, outubro 04, 2010

4/10/2010

Agência FAPESP – O Museu da Vida, espaço de divulgação científica da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, está com duas exposições sobre microscopia abertas ao público até o dia 30 de novembro.

A mostra “Mundo invisível: a história da microscopia” reúne microscópios de diferentes épocas e conta a história do equipamento e sua importância para o avanço científico. [PERGUNTA INDISCRETA DESTE BLOGGER: O conteúdo observado pelo microscópio de Darwin será comparado com os conteúdos dos atuais microscópios eletrônicos? Assim, nós poderíamos ver o que Darwin não pode ver sobre a impressionante complexidade de uma 'simples' célula.] Também são apresentadas imagens de microrganismos e insetos invisíveis a olho nu.




“Micrographia: admirável mundo novo” apresenta as primeiras observações feitas pelo cientista britânico Robert Hooke, um dos primeiros a usar o instrumento. O título remete ao livro ilustrado de 1665 no qual Hooke registrou o conteúdo observado em seu microscópio.



As duas exposições ficam abertas de terça a sexta-feira das 9h às 16h30, sendo necessário agendamento, e aos sábados das 10h às 16h, na sala de exposições e foyer do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, avenida Brasil 4.365, Manguinhos.

Mais informações: recepcaomv@coc.fiocruz.br ou pelo telefone: (21) 2590-6747.

+++++

NOTA DO BLOGGER:

As imagens de microscópios não fazem parte da notícia original. Publicadas para despertar a curiosidade científica dos leitores sobre o avanço da ciência, e  chamar a atenção que uma teoria científica e os recursos tecnológicos do século 19 precisam ser considerados à luz dos avanços científico-tecnológicos do século 21. 

Eu fico curioso, pois, apesar de ser um historiador de ciência em formação, eu ainda não vi uma imagem de célula vista pelo microscópio de Darwin comparada à de uma vista por um microscópio eletrônico. Se alguém tiver, por favor me envie as imagens.


Vide: Charles Darwin and Robert Brown - their microscopes and the microscopic images, [FREE PDF GRÁTIS] de Brian J. Ford. 

+++++

Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.