Curso de jornalismo científico no Amazonas recebe inscrições

terça-feira, outubro 05, 2010

JC e-mail 4110, de 05 de Outubro de 2010.

25. Curso de jornalismo científico no Amazonas recebe inscrições

Inscrições para o curso de Especialização em Divulgação Científica e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia vão até 22 de outubro

O curso é promovido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, sediada em Manguinhos (RJ). O resultado da seleção está previsto para sair no dia 28 de outubro.

A especialização é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fiocruz e Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB).

São oferecidas 24 vagas a pessoas com nível superior. O público-alvo são profissionais com formação em comunicação social e áreas afins, em especial jornalistas atuantes na mídia local e assessores de comunicação das instituições de pesquisa e ensino superior.

"O objetivo do curso é oferecer formação profissional e acadêmica para o desenvolvimento na área da divulgação e do jornalismo científico em saúde na Amazônia", explicou o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena. 

Com início previsto em 22 de novembro, as aulas ocorrerão em períodos de uma semana de concentração, nos turnos da manhã e tarde, e três semanas de dispersão com carga horária total de 400 horas/aula. A frequência mínima será de 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas, de acordo com o estabelecido no Regimento de Ensino do ILMD.

O Trabalho de Conclusão do Curso terá apresentação pública e será avaliado por uma comissão escolhida pela coordenação. "O curso vai trazer qualificação para profissionais atuarem com excelência em divulgação e jornalismo científico. Nesse sentido, estamos preparando profissionais para atuar num campo que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos aqui no Amazonas, inclusive com o grande incentivo da Fapeam", afirmou o coordenador do curso, Júlio César Schweickardt.

Documentos necessários

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma SIGA, no site da Fiocruz Amazônia. O formulário deverá ser impresso, assinado e entregue na Secretaria Acadêmica, no endereço Rua Teresina, 476, CEP 69.057-070, Manaus/AM.

Poderá também ser enviado por Sedex, juntamente com os seguintes documentos: ficha de inscrição; fotocópia legível do diploma de graduação devidamente reconhecido (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso, informando data da colação de grau, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada; Curriculum Vitae com documentação comprobatória; carta de intenções do candidato, com exposição dos motivos pelos quais deseja realizar o curso; carta de apresentação do candidato escrita pela chefia/gestor liberando-o para participar do curso, no caso de o mesmo possuir vínculo empregatício. 

Mais informações, (92)3621-2302 ou seca@amazonia.fiocruz.br ou www.sigals.fiocruz.br

(Agência Fapeam)

+++++

Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.