Experimento contesta ideia de Marte estéril

quarta-feira, setembro 08, 2010

JC e-mail 4091, de 08 de Setembro de 2010.


Reação química pode ter destruído moléculas orgânicas

Marte pode não ser tão estéril quanto se pensa desde os anos 70, quando experiências realizadas pelas sondas Viking não conseguiram provar a presença de compostos orgânicos no solo do planeta vermelho.

Agora, alguns cientistas acreditam que as duas únicas moléculas orgânicas encontradas nos experimentos - clorometano e diclorometano, que foram descartadas por se acreditar resultantes de contaminação por fluidos das próprias sondas - podem ter aparecido por causa de uma reação química que destruiu os compostos que elas procuravam.

Em 2008, a Phoenix, outra sonda enviada a Marte, encontrou percloratos no solo do planeta.

Segundo o estudo, que será publicado na "Journal of Geophysical Research - Planets", eles teriam reagido com os compostos orgânicos das amostras marcianas recolhidas e aquecidas pelas Viking, resultando no clorometano e diclorometano.

Em novo experimento, os pesquisadores aqueceram uma mistura de percloratos com o solo do Deserto do Atacama, no Chile, que acredita-se ser similar ao marciano. As reações químicas da experiência destruíram os compostos orgânicos do solo, liberando traços de clorometano e diclorometano como os encontrados nos anos 70.

(O Globo, 7/9)

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Desde quando acreditar faz parte da ciência???

+++++