Brasil vai ter centro para estudar ocorrência de vida fora da Terra

quarta-feira, setembro 08, 2010

JC e-mail 4091, de 08 de Setembro de 2010.


Ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), centro será instalado em Valinhos, a 90 quilômetros de São Paulo

Um laboratório em Valinhos, a 90 quilômetros de São Paulo, investigará quais as chances de existir vida fora da Terra. O pós-doutorando Douglas Galante falou sobre o projeto no simpósio Frontiers of Science, realizado há uma semana em Itatiba, interior de São Paulo.

O encontro, que abordou temas tão diversos como neurociência e biocombustíveis, reuniu jovens cientistas da Inglaterra e do Brasil e marcou as comemorações pelo 350º aniversário da Royal Society, a mais antiga academia de ciências do mundo.

- Que perguntas a astrobiologia pretende responder?

A origem e a evolução da vida no universo, a existência da vida fora da Terra e o futuro da vida no nosso planeta.


[NOTA DESTE BLOGGER: Futuro de vida na Terra? Desde quando a ciência é exercício de futurologia???]

- E como ela encontra respostas para essas perguntas?

Para responder à questão sobre a origem da vida, por exemplo, você precisa descobrir primeiro como foi a origem dos elementos químicos, a formação dos elementos pré-bióticos, o surgimento das células primitivas e o início dos mecanismos genéticos. São questões complexas. Por isso, a ideia da astrobiologia é reunir cientistas de várias áreas para chegar às respostas.

[NOTA DESTE BLOGGER: Ué, a ciência ainda não sabe como foi a origem dos elementos químicos, a formação dos elementos pré-bióticos, o surgimento das células primitivas e o início dos mecanismos genéticos? Mas esse 'conhecimento' é importante e tido como fato já plenamente explicado na evolução química neste planeta? Não é? Alguém precisa avisar a Nomenklatura científica...Especialmente o MEC/SEMTEC/PNLEM que aprova livros-texto de Biologia do ensino médio ensinando como FATO o que a exobiologia ainda tateia no espaço por descobrir... 171 epistêmico.]

- Quais os esforços nesta área no país?

Estamos montando o Laboratório de Astrobiologia (AstroLab), em Valinhos, ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Contaremos com o apoio de pesquisadores da UFRJ e do Instituto Oceanográfico da USP. Os equipamentos para o Laboratório de Microbiologia já chegaram. Em dois meses, deverá estar funcionando. A verba para construção das câmaras planetárias, que simularão as condições para a vida fora da Terra, já foi aprovada. A liberação e construção devem ocorrer nos próximos meses.

- É possível imaginar a vida sem carbono e água?

Na ficção científica, você encontra menções a formas alternativas de vida, como a vida baseada em silício, uma substância capaz de formar polímeros parecidos com os do carbono. Mas o silício, apesar de ser o segundo elemento mais versátil, permanece muito aquém do carbono. Você não conseguiria formar a variedade de compostos que acompanham a vida na Terra. Já o solvente, acredito que existam alternativas para a água. Talvez um solvente orgânico misturado com sal seja um bom substituto. Encontraram, por exemplo, metano e etano líquidos em Titã, um satélite natural de Saturno.

- Como vocês pretendem investigar a vida nos planetas fora do Sistema Solar, os exoplanetas?

Não será uma tarefa simples. Há cerca de 470 exoplanetas identificados até agora. Conhecemos suas massas e algo sobre suas órbitas. Mas não sabemos quase nada sobre suas propriedades físicas. Precisamos apontar nossos telescópios para os exoplanetas, captar sua luz, tirar um espectro dela e tentar descobrir assinaturas das moléculas que compõe sua atmosfera. Já conseguimos aplicar a técnica para gigantes gasosos, mas não para planetas rochosos como a Terra. Precisamos esperar a próxima geração de telescópios. Mesmo assim, será só o primeiro passo. Descobrir a presença de oxigênio em um exoplaneta não comprova a existência de formas de vida que realizam fotossíntese, por exemplo.

(Alexandre Gonçalves)

(O Estado de SP, 8/9)

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Exobiologia é a primeira área científica sem SUJEITO DE PESQUISA. E ainda dizem que o Design Inteligente é que é pseudociência...

+++++