Unesp terá novos cursos em exatas

terça-feira, agosto 31, 2010

31/8/2010

Agência FAPESP – O Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou a criação dos cursos de bacharelado em Ciências Exatas, Física Ambiental, Física Fundamental, Física Econômica e Meteorologia.

Os cursos serão oferecidos na nova unidade que será formada pela fusão do Instituto de Física Teórica (IFT), câmpus da Barra Funda, com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), câmpus de Bauru.

Os cursos são integrados em dois ciclos. No primeiro, os alunos terão uma formação básica em ciências exatas, com duração mínima de três anos. Concluída essa etapa, e com o primeiro diploma em mãos, poderão optar por complementar os estudos em um dos outros quatro cursos, chamados de terminalidades.

Nestes, haverá mais um ano de aulas, com exceção de Meteorologia, que deverá ser concluído em dois anos. “Com essa característica, pretende-se que o aluno tenha a possibilidade de ir para o mercado de trabalho com mais rapidez, sem prejuízo para a sua formação”, disse Rogério Rosenfeld, diretor do IFT.

A proposta segue a tendência de formação interdisciplinar, que proporciona ao jovem escolher com mais informação sua especialização. “Vemos essa tendência em universidades europeias, que buscam responder com agilidade ao avanço tecnológico e às necessidades da sociedade”, disse Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reitor da Unesp e conselheiro da FAPESP.

A sede da nova unidade será construída no câmpus da Barra Funda, local onde serão ministrados o primeiro ciclo e os cursos de Física. Apesar da fusão, o IFT e o IPMet manterão suas instalações atuais. Os estudantes que escolherem Meteorologia estudarão em Bauru.

De acordo com a Unesp, ainda não há previsão para a abertura de vagas dos novos cursos. A estrutura para seu funcionamento será estabelecida pelos outros órgãos colegiados da universidade: Conselho de Administração e Desenvolvimento e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Mais informações: www.unesp.br.

+++++