Nanoarte na Esalq

terça-feira, agosto 17, 2010

17/8/2010

Agência FAPESP – O Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP), realiza a exposição “Nanoarte – o alecrim além do horizonte visível” até o dia 8 de outubro.

O museu, que pertence à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), mostra o trabalho da artista plástica Maria Cristina Bilia Libardi que traz imagens do alecrim obtidas através de microscopia eletrônica.



Exposição em Piracicaba (SP) une arte e ciência em imagens obtidas através de microscopia eletrônica

Para a captação das imagens, a artista contou com o apoio do professor Francisco André Ossamu Tanaka, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da universidade.

Aumentadas em até 30 mil vezes, as imagens foram trabalhadas digitalmente por Maria Cristina com softwares de edição de imagens.

O Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba (SP), e a exposição pode ser visitada das 8 às 17 horas.

Mais informações pelo telefone: (19) 3429-4392. 

+++++

NOTA DESTE BLOGGER: 

Por que procurar arte [design intencional] nas coisas vivas se o design que vemos na natureza é ilusão?

O NBDI - Núcleo Brasileiro de Design Inteligente começou em Piracicaba em 1998 com a discussão das implicações dos desafios da bioquímica à teoria da evolução através da seleção natural de Darwin: A Caixa Preta de Darwin, de Michael Behe.

Agora na ESALQ a nanoarte vai revelar cada vez mais uma diversidade e complexidade que Darwin foi ignorante devido as limitações tecnológicas e até heurística do seu tempo, e que atualmente a Síntese Evolutiva Moderna também não consegue explicar.

Está mais do que na hora de dar adeus definitivo a Darwin, mas a Nomenklatura científica somente revisará a maior ideia que toda a humanidade já teve dentro de uma década. 


Por que esta demora? Ela é estratégica -- é para desviar o holofote de Darwin desnudado epistemicamente e encontrado em falta no contexto de justificação teórica, e tentar através de uma nova teoria ad hoc -- a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA que não pode mais ser selecionista, mas mesmo assim livrar a cara de Darwin.
+++++








Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG.