Instituto do Carste

quarta-feira, julho 07, 2010

BEM-VINDO AO INSTITUTO DO CARSTE

As regiões cársticas, desenvolvidas preferencialmente sobre rochas calcárias e dolomíticas (mas também sobre arenitos, quartzitos, minério de ferro, entre outras) estão entre as mais fascinantes do planeta. Paredões rochosos, torres desnudas, rios que se perdem na rocha, nascentes de águas límpidas e misteriosas cavernas com suas formas e habitantes únicos. Além da sua beleza singular, o relevo cárstico possui uma notável importância científica, protegendo em suas sombrias reentrâncias pinturas rupestres, vestígios arqueológicos e fósseis. Um verdadeiro museu natural sobre a história da vida no planeta Terra.



As regiões cársticas também apresentam um incalculável valor em termos de recursos naturais. Suas imensas reservas de água subterrânea são imprescindíveis para a subsistência das populações que vivem sobre o carste. A matéria prima para o cimento, cal, ferro, são também extraídas de regiões cársticas.

O Brasil possui potencial para centenas de milhares de cavernas, e apenas uma ínfima parcela, menos de 10 mil, foram até o momento descobertas, e, um número muito menor adequadamente estudadas. O Instituto do Carste é uma associação sem fins lucrativos, que busca fomentar estudos em cavernas e regiões cársticas. Através de seus projetos técnico-científicos, procura melhorar o conhecimento que temos do nosso carste, criando mecanismos que permitam sua efetiva preservação sem, no entanto, esquecer o papel vital que estas regiões desempenham em nossa existência. 
...

Maiores informações sobre o Instituto Carste aqui.

+++++

Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.