Prêmio Fundação Bunge 2010

segunda-feira, maio 10, 2010

10/5/2010

Agência FAPESP – Até 30 de maio, universidades e entidades científicas brasileiras podem fazer indicações à edição 2010 do Prêmio Fundação Bunge.

Os prêmios são concedidos anualmente a brasileiros ou estrangeiros com permanência definitiva no país que tenham se destacado nas áreas de ciências, letras ou artes.



Neste ano, o prêmio contemplará quatro brasileiros das áreas da saúde pública/medicina preventiva e ciências florestais. Indicações até 30 de maio (foto: F.Bunge)

A cada ano, em sistema de rodízio, o prêmio é concedido a um das áreas do conhecimento, em duas categorias: “Vida e Obra”, em reconhecimento à obra consolidada de um especialista, e “Juventude”, que premia jovens talentos.

Na edição deste ano, o prêmio contemplará quatro profissionais nas áreas da Saúde Pública/Medicina Preventiva e Ciências Florestais. Além de diploma e medalha, os agraciados na categoria “Vida e Obra” receberão R$ 100 mil, e os contemplados em “Juventude”, R$ 40 mil.

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por representantes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma comissão pré-seleciona os profissionais em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do grande júri.

No caso dos jovens talentos, a comissão escolhe diretamente os homenageados. O grande júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores de universidades e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, escolhe os contemplados.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 13 outubro na Sala São Paulo. No dia seguinte, será realizado o Seminário Internacional FAPESP-Fundação Bunge, na sede da FAPESP, com a participação de especialistas no temas do prêmio.

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial.

Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar – A Pedagogia do Possível.

O presidente do conselho administrativo da Fundação Bunge é Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP. Entre os integrantes do conselho estão Celso Lafer e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente, presidente e diretor científico da FAPESP.

Mais informações: www.fundacaobunge.org.br