Direito à informação, direito essencial surrupiado dos alunos de Biologia do ensino médio

terça-feira, maio 04, 2010

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Direito à informação, direito essencial

Por Irina Bokova em 4/5/2010

Este Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, cujo tema é a liberdade de informação, representa uma oportunidade de lembrar a importância do nosso direito à informação.



A liberdade de informação é o princípio segundo o qual as organizações e os governos têm o dever de compartilhar as informações que possuem com qualquer pessoa que as solicite, bem como facilitar o acesso a tais informações, levando em consideração o direito do público de estar informado.

O direito à informação é essencial para defender outros direitos fundamentais, para fomentar a transparência, a justiça e o desenvolvimento. Juntamente com o princípio de liberdade de expressão, o direito à informação funciona como apoio à democracia.

É possível que nós não exerçamos, de maneira consciente, o nosso direito à informação. Mas, cada vez que nós lemos um jornal, ligamos a TV ou rádio para ver ou ouvir o noticiário, ou acessamos a internet, a qualidade daquilo que nós vemos ou ouvimos depende do acesso que esses meios tiveram a informações atualizadas, críveis e precisas.

Em memória

Os obstáculos que surgem diante do nosso direito à informação assumem diversas formas, que podem ser desde a carência de recursos e a insuficiência de infraestrutura, até a obstrução deliberada do acesso às informações.

Muitos jornalistas desempenham sua profissão em contextos nos quais a regra é a restrição à informação e onde a pressão, o assédio, a intimidação e as agressões físicas são parte integrante de seu cotidiano.

No ano passado a Unesco condenou os assassinatos de 77 jornalistas, a maioria dos quais não eram vítimas de guerras, mas sim repórteres que cobriam notícias locais.

Convido a todos os que hoje [3/5] comemoram o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa a fazer um minuto de silêncio em memória daqueles a quem não podemos mais ajudar e em homenagem aos jornalistas que pagaram com suas vidas pelo direito a informação.

Promoção da liberdade

Por outro lado, precisamos reconhecer os progressos importantes que foram alcançados neste sentido.

É cada vez maior o número de países que adotam leis para garantir a liberdade de informação. Essas medidas facilitam a supervisão da ação governamental e reforçam a responsabilidade do público.

Ao mesmo tempo, a existência de uma tecnologia mais rápida e mais barata permite que um número cada vez maior de pessoas tenha fácil acesso a informações procedentes de outros contextos, fora do seu entorno imediato.

É hora de aproveitarmos ao máximo esses avanços, fortalecendo as instituições, fornecendo a formação necessária aos profissionais da informação, fomentando uma abertura maior em nossos setores públicos e uma ampla conscientização do público.

Faço um apelo aos governos, à sociedade civil, aos meios de comunicação e ao setor privado a colaborarem com a Unesco na promoção da liberdade de informação no mundo todo.


+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Quando a questão é Darwin a Grande Mídia vive uma relação incestuosa com a Nomenklatura científica denunciada por este blogger no Observatório da Imprensa -- Desnudando Darwin: ciência ou ideologia? ou A relação incestuosa da mídia brasileira com a Nomenklatura científica (1998). A GMT e a Nomenklatura científica continuam sonegando informações aos leitores leigos e aos alunos do ensino médio sobre o verdadeiro status epistêmico da Síntese Evolutiva Moderna no contexto de justificação teórica, bem como o uso de duas fraudes e de evidências científicas distorcidas a favor do fato, Fato, FATO da evolução que perduram em nossos melhores livros didáticos de Biologia aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM.

O que Darwin tem de bom, a gente mostra; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde! tem sido a regra nessa relação incestuosa Grande Mídia-Nomenklatura científica.

Como guardar um minuto de silêncio, se nos surrupiam o direito à informação objetiva e desapaixonada sobre a teoria geral da evolução através da seleção natural de Darwin que, já nos seus estertores paradigmáticos, aguarda a chegada da nova teoria da evolução: a Síntese Evolutiva Ampliada?

Um minuto de silêncio pelos que morreram, e todo o tempo indignado por nos roubarem o direito à informação há muito tempo!