Ardi quem diria, trombeteada como 'elo perdido' da evolução humana, agora 'reles macaca'

sexta-feira, maio 28, 2010

28/05/2010-06h00
Estudo diz que Ardi, de 4,4 milhões de anos, não é ancestral do homem

REINALDO JOSÉ LOPES
de São Paulo

Querem destronar Ardi. A fêmea primata de 4,4 milhões de anos virou ícone da espécie Ardipithecus ramidus, um dos mais antigos ancestrais do homem. Mas não passaria de uma reles macaca, acusa um novo estudo.

Desenho simula a aparência de Ardi, fóssil achado na Etiópia - "Science"

Ironicamente, o "rebaixamento" da espécie de Ardi está sendo proposto nas páginas da prestigiosa revista especializada "Science", a mesma que alçou a suposta fêmea de hominídeo (ancestral humano) à categoria de descoberta do ano em 2009.

O esqueleto quase completo da criatura, bem como hipóteses detalhadas sobre sua locomoção e até sua vida sexual, foram descritos em 11 artigos científicos no dia 2 de outubro do ano passado.

Ardi e seus companheiros de espécie estariam entre os primeiros primatas a comprovadamente caminhar com duas pernas, tal como o homem. É o que argumentava a equipe liderada por Tim White, da Universidade da Califórnia em Berkeley (Costa Oeste dos EUA).

Besteira, declarou à Folha Esteban Sarmiento, primatologista da Fundação Evolução Humana, em Nova Jersey. "O Ardipithecus é um quadrúpede palmígrado [ou seja, apoiava-se nas plantas das quatro patas], e não um bípede. Aliás, é muito difícil dizer se o fóssil [Ardi] era um macho ou uma fêmea."

Mais importante ainda: o animal seria, na verdade, um grande macaco africano primitivo, talvez anterior à separação entre as linhagens de humanos e chimpanzés.
...

Acesso integral do texto somene para assinantes da Folha de São Paulo iu UOL aqui.

+++++

A revista Science 'trombeteou' Ardi como sendo "o elo perdido", lembram?

O bom em ciência é que o que é verdade hoje pode ser demonstrado mentira amanhã.

Fui, sem saber por que, mas fui querendo ver a cara do Tim White. Deve estar 'ardendo' [eu não pude resistir] de raiva que o/a Ardi [não sabemos o sexo???] não é um elo perdido da evolução humana...

Não seria toda uma corrente perdida? O registro fóssil só tem demonstrado isso -- toda uma corrente perdida...

+++++