"Ciência Hoje On-line": A genética dos grandes atletas, coluna de Sergio Danilo Pena

terça-feira, abril 13, 2010

JC e-mail 3987, de 12 de Abril de 2010.

29. "Ciência Hoje On-line": A genética dos grandes atletas, coluna de Sergio Danilo Pena

Como se forma um atleta de elite? Motivado pela iminência da Copa do Mundo de futebol, Sergio Pena discute em sua coluna de abril o papel dos genes e do ambiente na construção dos esportistas de ponta

Um dos meus ídolos pessoais é o mineiro Alberto Santos Dumont (1873-1932). Diz a lenda que, quando ele era ainda criança, lhe perguntaram "Homem voa?" - ele respondeu desafiadoramente: "Voa!!!". E voar ele voou, aos 28 anos de idade, contornando a Torre Eiffel em 1901 com um balão dirigível. O feito tornou-o um super-herói da aviação e um dos homens mais famosos do planeta na época.

Mas os humanos não precisam de aviões para voar - basta-lhes ter uma habilidade atlética que lhes permita alçar voo com sua própria musculatura, como verdadeiros Ícaros esportivos. Vejam como exemplo o vídeo a seguir, do grande atleta americano Michael Jordan (1963-), apelidado de "Air Jordan".

Leia a coluna completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/deriva-genetica/a-genetica-dos-grandes-atletas


+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Interessante a conclusão 'científica' de Pena: 

"A ignorância [científica] atual só aguça a nossa admiração e a nossa reverência aos grandes atletas, que, embora humanos como nós, são capazes de feitos quase divinos."

Como Pena chegou a esse conhecimento de feitos quase divinos, ele não disse. Não foi através método científico. E existe isso de método científico? Não existe método científico. Surpreso? Existem métodos científico pra dar e vender, pois são as várias as ciências, daí os métodos científicos serem distintos. Tem até ciência que usa o método científico da imaginação criativa na elaboração de teorias científicas... Hum, e descem o cacete nos alquimistas e astrólogos por se considerarem mais 'científicos' do que aqueles.

Nada mais falso!