Ranking Web das Universidades: USP lidera na América Latina

quarta-feira, março 10, 2010

JC e-mail 3965, de 10 de Março de 2010.

16. Ranking Web das Universidades: USP lidera na América Latina

Classificação feita por instituição espanhola desde 2004 utiliza presença na internet como critério

Ranking feito pelo Laboratório de Cybermétricas do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha mostra que as universidades norte-americanas são as que mais se fazem presentes na internet. Na América Latina, a Universidade de São Paulo está no topo da lista, o que ajuda o Brasil a ocupar a nona posição na classificação por país.

O "Ranking Web of World Universities" é feito desde 2004 pela instituição espanhola. Ele parte da premissa de que a internet reflete a organização, os resultados, o prestígio, a transferência de conhecimento e a visibilidade das instituições de ensino mundo afora.

Nessa medida, os critérios de classificação utilizados são quantidade de páginas ativas na rede mundial de computadores, visibilidade em buscadores, disponibilidade de arquivos em formato digital e número de citações no Google Scholar, variante acadêmica do mecanismo de busca.

As primeiras colocações do ranking são ocupadas por universidades norte-americanas, tendo Harvard como primeira colocada, seguida pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) e pela Universidade de Stanford. A hegemonia norte-americana só é quebrada a partir da 35ª posição, ocupada pela Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.

A Universidade de São Paulo (USP) aparece no 53º lugar, sendo a primeira entre as latino-americanas, seguida pela Universidade Autônoma do México (Unam), na 58ª posição no ranking mundial. Em seguida, ainda no grupo latino-americano, surgem a Universidade de Campinas (Unicamp), do Chile e a Federal de Santa Catarina.

No agrupamento por país, os EUA continuam na liderança, seguidos por Reino Unido, Alemanha e Canadá. O Brasil aparece em nono lugar, à frente de países tradicionalmente bem classificados em ranking universitários como França (25º), Holanda (10º) e Suíça (11º).

De acordo com o editor do ranking, Isidro Aguillo, a classificação é um bom indicador de como as universidades têm se colocado perante a sociedade e de que maneira as pessoas as olham.

"A universidade precisa buscar excelência. O reconhecimento das instituições corresponde à comunidade internacional e a agentes econômicos, sociais e políticos envolvidos na atividade universitária. Hoje em dia, a melhor forma de medir todos esses reconhecimentos é por meio da mensuração da visibilidade na internet, um verdadeiro referendo virtual sobre a excelência universitária", diz.