PD em geossensores com Bolsa da FAPESP

sexta-feira, março 12, 2010

12/3/2010

Agência FAPESP – O projeto de pesquisa “Desenvolvimento e Aplicação de Rede de Geossensores para Monitoramento Ambiental”, aprovado em chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, tem uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fundação.

O projeto, conduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), propõe atividades de pesquisa científica e tecnológica cooperativa, principalmente buscando o objetivo de desenvolvimento e aplicação de instrumentos e técnicas da tecnologia da informação e comunicação em disciplinas ligadas às ciências do meio ambiente.


Projeto conduzido no Inpe e selecionado em chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI tem uma vaga de pós-doutoramento (foto: Inpe)

As atividades estão enquadradas principalmente na primeira linha temática de interesse da chamada: “Introdução de instrumentos e técnicas computacionais na modelagem/revisão de mudanças climáticas (por exemplo, clima, hidrologia, oceanografia, ecologia)”, propondo o desenvolvimento de sensores ambientais com capacidade de medições em resolução temporal de segundos e com custo relativamente baixo, possibilitando alta resolução espacial, além de produtos computacionais de integração e visualização desses dados ambientais, o que criará grande potencial para aplicações em estudos de interação da biosfera terrestre com o meio ambiente.

O projeto de pós-doutorado visa ao desenvolvimento, montagem e calibração dos protótipos de sensores cerâmicos ambientais dedicados, do tipo capacitivo, com sistemas de coleta de dados acoplado. Esses sensores devem ser adequados para utilização em condições adversas de campo, como em áreas de floresta tropical na Amazônia, e ter custo relativamente baixo, possibilitando a montagem de redes de monitoramento com alta densidade de sensores.

Perfil do candidato:
Profissional com conhecimentos de abrangência acadêmico-operacional nas áreas de ciências e tecnologia de materiais e engenharia ambiental;
Conhecimentos e experiência específica em processamento e caracterização de materiais cerâmicos porosos e em caracterização de sensores de umidade ambiental;
Ter domínio do idioma português (oral e escrito) e boa comunicação oral e escrita do idioma inglês;
Disponibilidade para trabalho de campo em regiões de floresta;
Capacidade para assistir, intermediar e apoiar pesquisadores;
Capacidade para desenvolver e gerir projetos.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 19 de março de 2010: curriculum vitae completo, três cartas de recomendação e carta descrevendo o interesse de trabalhar no projeto e justificando a capacidade de atender aos requisitos profissionais solicitados.

A seleção será feita no mês de março para início em abril. Os candidatos deverão ter disponibilidade, de 22 a 31 de março, para uma eventual entrevista presencial.

O valor mensal da bolsa de Pós-Doutorado oferecida é de R$ 4.508,10. Serão aceitas inscrições de candidatos com doutorado a ser defendido até 31 de março de 2010.

Os interessados deverão enviar a documentação solicitada para:

Maria do Carmo de Andrade Nono
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Laboratório Associado de Sensores e Materiais - LAS
Av. dos Astronautas, 1758. CEP 12227-010 - São José dos Campos - Brasil

Mais informações: maria@las.inpe.br ou (12) 3945-6565 ou (12) 3945-6989