PD em biologia molecular com Bolsa da FAPESP

sexta-feira, março 19, 2010

19/3/2010

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Estudo molecular e funcional de transportadores de íons em membranas”, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga em aberto para pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

O projeto é coordenado pelo professor Gerhard Malnic. As pesquisas têm em comum o estudo de transportadores iônicos de membrana. Em neurônios, são analisados canais para Na+ sensíveis a voltagem e suas interações com fenilpropenos e, em células gliais, com receptores purinérgicos metabotrópicos.


Projeto Temático tem vaga em aberto para pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (imagem: NIH)

Fenilpropenos são moléculas compostas por um anel aromático e cadeia alifática, sintetizadas por plantas angiospermas, nas quais cumprem funções defensivas contra invasores microbianos ou atrativas, na polinização. Alguns dos compostos, como o eugenol, têm sido usados por culturas humanas como antálgicos e conservantes de alimentos.

Demonstrou-se, previamente, que o eugenol bloqueia de forma rápida e reversível canais para sódio dependentes de voltagem em neurônios, impedindo o disparo do potencial de ação. Tentou-se a análise do mecanismo de ação, incluindo-se aqui a relação entre estado do canal e bloqueio a sítios de interação na proteína.

Segundo o professor Malnic, a análise ficou prejudicada pela expressão, pelos neurônios, de múltiplas isoformas da proteína, que diferem entre si quantitativamente nas propriedades biofísicas.

“Pretende-se, no projeto, investigar exaustivamente o efeito do eugenol e derivados sobre isoformas individuais expressas em sistemas heterólogos, com o fito de determinar mecanismos de ação, sítios na proteína e dependência de estado da ação bloqueadora”, disse.

Interessados podem submeter candidaturas até 1º de abril de 2010. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.508,10 mensais.

Mais informações com o professor Gerhard Malnic (gemalnic@usp.br).

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br