Medo de explosão desliga máquina do Big Bang

quinta-feira, março 11, 2010

JC e-mail 3966, de 11 de Março de 2010.

21. Medo de explosão desliga máquina do Big Bang

Acelerador de partículas só vai funcionar em 2013

O experimento científico mais complicado e caro do mundo, o acelerador de partículas concebido para recriar as condições existentes no momento da criação do Universo, vai ser desligado por um ano para corrigir um problema de origem capaz de destrui-lo se fosse usado com força total. Uma explosão digna do próprio Big Bang.

Os cientistas no comando do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em Genebra, na Suíça, anunciaram que a máquina vai trabalhar com meia potência antes do seu desligamento temporário, previsto para acontecer em até dois anos. Sua capacidade total não será atingida antes de 2013, muito depois do que fora planejado.

Equipamento teve problemas desde o início

Entretanto, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), que opera o acelerador de partículas - localizado na fronteira entre França e Suíça e no qual foi feito um investimento de US$ 10 bilhões -, anunciou que os custos do conserto serão extraídos do seu orçamento inicial, sem verbas extras.

O LHC teve que ser desligado em setembro de 2008, apenas alguns dias depois de inaugurado, devido a um problema elétrico que afetou o sistema de resfriamento do túnel circular de 27 quilômetros, a cem metros sob a superfície. Ele voltou a funcionar, mas foi desligado de novo, por causa de um grande vazamento de hélio.

- A verdade é que alguns dos estabilizadores estão abaixo do nível necessário para o seu pleno funcionamento - afirmou Steve Myers, diretor de tecnologia do Cern.

(O Globo, 11/3)